3 dicas práticas para mediar conflitos escolares

Classapp Hall: Hall 1 Stand: C93
3 dicas práticas para mediar conflitos escolares
Mediação de conflitos na escola exige comunicação efetiva entre direção e famílias. Crédito: Freepik

Os conflitos fazem parte da vida e também do ambiente escolar. A mediação dessas situações, quando feita de forma certeira, é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com as famílias e aumentar a confiança dos pais no trabalho da escola.

No último mês, os ataques em instituições de ensino em São Paulo e em Blumenau, além de diversas ameaças registradas pelo País, geraram uma crescente apreensão na comunidade escolar. 

Essa situação demandou uma resposta rápida das direções dos colégios, que tiveram que lidar com os questionamentos das famílias quanto às medidas que adotariam para aumentar a segurança.

Para ajudar pais inseguros e ansiosos, a especialista em relacionamento escola-família da ClassApp, Carolina Ayvazian, compartilha três dicas que podem ser adotadas pelos gestores escolares na resolução de conflitos.

A primeira dica é ter coragem para enfrentar a questão, assumindo a responsabilidade do que precisa ser feito sem medo de errar. A coragem é fundamental na mediação de conflitos na escola, pois é comum evitarmos essas situações por considerarmos o conflito algo negativo.

A segunda dica é gerar conexão com as famílias, criando espaços para que todos possam falar e serem ouvidos. A escuta ativa é fundamental para gerar conexão, pois sem ouvir o outro, não é possível estabelecer um relacionamento real.

Por fim, a terceira dica é adotar uma comunicação clara e acolhedora, antecipando-se aos conflitos e diminuindo ruídos e desconfianças entre as famílias. É importante ser claro ao redigir o comunicado, mas também acolher os anseios dos pais e responsáveis.

Além dessas três dicas, o ClassApp vem ajudando suas escolas parceiras a proporcionar mais segurança para as famílias na saída com o Cheguei, solução que ajuda a organizar e dar mais celeridade na entrega dos alunos no fim do horário escolar. Pelo aplicativo, a família avisa a escola que está na instituição, o que dá segurança para todos os envolvidos.

Seguindo essas dicas, os pais podem se sentir mais seguros e confiantes em resolver conflitos escolares, fortalecendo o relacionamento com a escola e a comunidade escolar como um todo.

Sobre a ClassApp

Fundada em 2014, a ClassApp é referência nacional em comunicação escolar e tem como propósito transformar o relacionamento das escolas com as famílias de forma simples, eficiente e segura. É a solução de comunicação melhor avaliada do mercado educacional, com nota 4.8 nas lojas de apps e mais de 80 mil avaliações. Atualmente, a ClassApp engaja mais de 1 milhão de usuários na rotina das mais de 1.100 escolas parceiras.

 

Veja todos
Loading