Idealizador de programa socioemocional para escolas fala sobre o papel das instituições de ensino na saúde mental de crianças e jovens, no maior evento de educação da América Latina
)
O Laboratório Inteligência de Vida (LIV), programa socioemocional presente em mais de 600 escolas de todo o país, já tem presença confirmada na 28ª edição da Bett Brasil, o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que acontece de 9 a 12 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No estande do LIV, o participante poderá vivenciar, em um ambiente interativo, a experiência do estudante em uma sala de aula do programa. Além disso, o CEO e idealizador do projeto, Caio Lo Bianco, participará da plenária “A escuta para compreensão da diversidade” e fará uma palestra sobre “Suicídio, Adolescência e Saúde Mental na escola”, no Bett Talks.
A plenária de Caio Lo Bianco acontecerá no dia 10 de maio, às 10h30. O CEO do LIV estará ao lado de Cassio França, secretário-geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, uma associação de investidores sociais privados do Brasil). No dia 12 de maio, às 14h, ele discursa sobre “Suicidio, Adolescência e Saúde Mental na escola”, tema que abordou em sua tese de mestrado, escrita em 2021, para a Universidade de Columbia, em Nova York, e que vem se especializando desde então.
Estande do LIV na Bett Brasil 2023
Com um estande de cerca de 100m², localizado no hall 1 da entrada da feira (E82), o Mundo LIV vai ganhar vida. O público vivenciará o programa por meio de uma experiência imersiva, lúdica e objetiva. “A proposta é oferecer ambientes interativos, que proporcionem aos visitantes uma vivência do que o aluno experimenta em sala de aula”, conta a diretora de Marketing, Fabiana Decnop.
Dessa forma, quem passar pelo local vai poder conhecer os referenciais teóricos usados pelo LIV, mostrando a pluralidade do programa. Outro atrativo do estande é a possibilidade de navegar pelo Portal LIV, recurso onde é possível encontrar todos os materiais do programa em formato digital, explorar conteúdos exclusivos, desenvolvidos pelos especialistas, acessar materiais de marketing e, também, realizar trilhas de formações continuadas, auxiliando no preparo socioemocional dos educadores.
Além disso, uma novidade que os visitantes também poderão conferir é o Portfólio Digital LIV, um recurso que foi criado pensando em aproximar as famílias e toda a comunidade escolar do processo de aprendizagem dos alunos. Ele permite que os professores registrem, ao longo de todo o ano, a jornada dos pequenos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental tornando, assim, o aprendizado mais visível para as famílias.
Evento exclusivo para gestores convidados
Durante a semana da Bett Brasil, o LIV também promoverá um evento exclusivo para gestores parceiros do programa, que acontecerá no dia 9 de maio, às 17h, no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo.
O encontro contará com a presença internacional do escritor espanhol e doutor em Pedagogia, Jorge Larrosa, que participará de um bate papo sobre o tema: “A escola e o amor ao mundo”. Larrosa, que acabou de lançar o livro “Elogio do estudo”, também fará uma noite de autógrafos durante o evento. E, diante dos casos de violência nas instituições de ensino que temos acompanhado nos noticiários e relatos de insegurança por parte dos educadores nos últimos dias, o evento abordará temáticas relacionadas à escola como lugar de encontro e a importância da convivência.
Sobre o LIV
O Laboratório Inteligência de Vida (LIV) é o programa que desenvolve o pilar socioemocional nas escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e de escuta para que o estudante amplie a compreensão de si, do outro e do mundo. Atualmente, já desenvolve a educação socioemocional de mais de meio milhão de alunos, em de 600 instituições de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Com um material didático físico e virtual, que combina recursos como músicas, jogos e até séries audiovisuais, o programa contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades essenciais para a vida e foi elaborado por uma equipe de especialistas de áreas como pedagogia, neurociências e psicologia, capaz de integrar não só os alunos, mas também, a equipe escolar e famílias.