Marketing de defensores nas escolas: como usar essa estratégia para captação e retenção de alunos

A fidelização de famílias é tão importante quanto a captação de novos alunos para o sucesso de uma campanha de matrícula. Com isso em mente, as escolas devem trabalhar em conjunto com os pais para criar um bom relacionamento e, consequentemente, transformá-los em promotores da instituição.
Essa estratégia é conhecida como marketing de defensores, que pode ajudar as escolas a captar novos alunos de forma mais barata e intensificar a propaganda boca a boca - que tradicionalmente é o principal canal de entrada de novas matrículas.
Quando o relacionamento entre a escola e a família é satisfatório, as famílias passam a apoiar a instituição e a divulgar a escola de forma natural, tornando-se micro influenciadores dentro do seu círculo de amigos.
“Essa é uma ótima maneira para captar novos alunos sem os custos de uma campanha publicitária. No entanto, é essencial que essa estratégia seja genuína, com transparência e sem que a escola precise ‘forçar a barra’, explicou Dessyriê Martins, especialista em marketing de defensores da ClassApp.
Para implantar essa estratégia, Dessyriê explica que a escola precisa, antes de mais nada, pensar na forma como se comunica e adotar uma postura proativa no diálogo com as famílias. É preciso engajá-las no dia a dia da escola e trazê-las para perto da instituição.
Para conseguir resultados significativos na campanha de matrícula, é preciso empoderar a família a conhecer a cultura da escola e isso é algo que precisa ser feito o ano inteiro.
"Uma ótima maneira de fazer isso é compartilhar, com frequência, fotos e vídeos do cotidiano dos alunos, como apresentações escolares, trabalhos em grupo e atividades extracurriculares, para que os pais possam acompanhar de perto o desenvolvimento e aprendizado de seus filhos”, disse a especialista.
Em suma, a estratégia do marketing de defensores pode ser uma ótima maneira de fidelizar as famílias e, ao mesmo tempo, atrair novos alunos para a escola. O relacionamento entre escola e família deve ser baseado em confiança, transparência e comunicação eficaz. Com essas práticas, as escolas podem transformar as famílias em defensoras da instituição, ajudando a atrair novos alunos durante todo o ano.
Sobre a ClassApp
Fundada em 2014, a ClassApp é referência nacional em comunicação escolar e tem como propósito transformar o relacionamento das escolas com as famílias de forma simples, eficiente e segura. É a solução de comunicação melhor avaliada do mercado educacional, com nota 4.8 nas lojas de apps e mais de 80 mil avaliações. Atualmente, a ClassApp engaja mais de 1 milhão de usuários na rotina das mais de 1.100 escolas parceiras.