08 mai 2023

Monitoramento off-line e integração com o Chat GPT serão foco da participação da TestWe na Bett Brasil 2023

TestWe Hall: Hall 1 Stand: C42
Monitoramento off-line e integração com o Chat GPT serão foco da participação da TestWe na Bett Brasil 2023
Protótipo de sistema da TestWe com integração com o ChatGPT

O ano de 2023 começou com o mercado de tecnologia aquecido, o que agitou o mundo com uma série de grandes tendências tecnológicas, tais como Computação em nuvem, tecnologia 5G, metaverso, veículos elétricos, Internet Industrial das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, como o ChatGPT. Considerando esse contexto, a TestWe, referência europeia para provas e certificações online, incorporou uma das principais inovações do mercado.

A solução da multinacional francesa incorporou o ChatGPT aos serviços da marca que, inclusive, já estão em fase beta e têm expectativa de lançamento para o segundo semestre de 2023. Além disso, ela também investe no monitoramento off-line como seu carro-chefe. Ambos serão o foco da atuação da TestWe na Bett Brasil de 2023.

A TestWe é uma empresa de avaliação online da França que oferece serviços de exames e testes, e que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial (IA) em sua plataforma de avaliação online para melhorar a eficiência, personalização e segurança.

De acordo com Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios em mercados lusófonos, a proposta da multinacional francesa para incluir o sistema é simplificar os processos mais trabalhosos nas avaliações. “Essa integração está sendo pensada para auxiliar 100% os professores, a ideia é que eles possam “perder” menos tempo com a criação e correção das provas e ao mesmo tempo possam elaborar questões específicas, baseadas no seu próprio curso de maneira rápida e eficaz”, explica.

Integração com o ChatGPT

Segundo levantamento da TRIWI, agência especializada em negócios B2B, 96% das empresas nacionais aprovam rendimento do ChatGPT. A pesquisa foi realizada entre os meses de fevereiro e março deste ano e consultou 12.824 empresas do país. Entre as constatações, está a de que o setor de serviços foi a área que mais apresentou resultados positivos em relação ao uso da ferramenta com 54,2%.

A integração das soluções da TestWe com a ferramenta apresentará duas possibilidades. Na primeira, o professor poderá fazer o upload de um material (PDF), selecionar o tipo de questões, número, entre outras opções, e o ChatGPT ficará responsável por sua criação. Já na segunda, o professor poderá escrever o título de um assunto específico e selecionar igualmente o tipo de questões, número, mecanismos que deverão ser criados pela inteligência artificial.

 

Monitoramento off-line

Um dos principais diferenciais dos serviços prestados pela empresa é a opção ProctorWe de monitoramento assíncrono. Além de garantir a credibilidade dos exames, já que o monitoramento continua acontecendo mesmo offline, a ferramenta também possibilita que os candidatos de regiões com internet instável possam realizar a prova da mesma maneira como acontece nas grandes cidades com condições melhores de internet.

Rafaela explica melhor o funcionamento da ferramenta. “Os candidatos são identificados no início da prova, tirando uma foto deles mesmos e outra foto do documento de identidade, um vídeo 360º do ambiente e da mesa de trabalho e, durante a prova, fotos são tiradas dos candidatos. O áudio é captado e alguns movimentos e sons suspeitos são detectados pelo sistema, além do computador do aluno estar completamente bloqueado durante a prova”, relata.

A importância da validação humana

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, a inteligência artificial pode ser utilizada para auxiliar na tomada de decisão, porém a confirmação deve ser feita por um humano.

Pensando nisso, a diretora de negócios entende que a ferramenta facilitará os processos, mas não deve atuar sem a supervisão humana. “O objetivo da TestWe é que a IA possa ajudar nas diferentes funções, tanto em relação ao monitoramento, quanto em relação à integração do ChatGPT na criação e na correção de provas”, afirma.

Contudo, ela não irá substituir o papel dos docentes ou dos supervisores, mas vai agilizar o trabalho em alguns aspectos para que os mesmos possam se dedicar a outras tarefas, como por exemplo, o professor poderá gastar mais tempo elaborando seus cursos ao invés de passar tempo com as correções”, ressalta Rafaela.

No caso das fraudes, a IA auxilia detectando possíveis movimentos suspeitos e facilitando a análise dessas imagens/áudios com um sistema de identificação. Porém, a constatação final deverá ser realizada por um profissional capacitado.

Já com o ChatGPT, o sistema de avaliação funciona com o mesmo princípio, as questões serão criadas pela IA, mas os professores terão a função de selecionar quais dessas questões serão utilizadas na elaboração da prova.

Sobre a TestWe - A TestWe é uma solução que digitaliza totalmente o processo das avaliações online: da criação à correção, incluindo a análise de notas e competências, tanto na sala de aula quanto à distância. Além da gestão de provas, a empresa, com sede na França e operação no Brasil, apresenta também a tecnologia ProctorWe, que garante um ambiente seguro e antifraude com monitoramento 360º de áudio e vídeo, — mesmo em conexão offline — e em conformidade com a LGPD.

Veja todos
Loading