Na Bett Brasil, Tino Econômico chega como inovação para escolas trabalharem a educação financeira em sala
)
Desde 2020, o ensino de educação financeira tem ganhado espaço no currículo escolar. Aprender sobre conceitos básicos de economia e finanças de maneira transversal em diferentes disciplinas faz parte das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo de referência obrigatória para redes de ensino públicas e privadas.
Para ajudar a promover a educação financeira e apoiar educadores na implementação desta temática nas salas de aula do país, a editora Magia de Ler, especializada em jornalismo infantojuvenil, apresenta o jornal Tino Econômico na Bett Brasil, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina.
O jornal, apoiado pelo Instituto XP, é o primeiro periódico do Brasil sobre economia e finanças focado no público jovem está sendo lançado ao setor educacional e distribuído gratuitamente no evento, que acontece nos dias 9 a 12 de maio, em São Paulo.
Periódico com impressão mensal e portal de notícias com atualização diária, o Tino Econômico proporciona ao público de 13 a 17 anos - estudantes dos ensinos fundamental e médio - conteúdo contextualizado sobre finanças e economia nacional e mundial. São reportagens, entrevistas e curiosidades em uma linguagem adequada para a faixa etária, além de fotos e infográficos que facilitam o entendimento das informações.
Além de ser uma ferramenta para auxiliar educadores no processo de ensino de diversas disciplinas e ajudar alunos a desenvolver habilidades matemáticas, a publicação busca estimular a criação do pensamento crítico e a formação de cidadãos capazes de consumir com inteligência e de modo consciente. Sem acesso à educação financeira, os jovens não aprendem como administrar o seu dinheiro e correm o risco de se endividar.
“O jornal contribui para que os estudantes se organizem financeiramente e desenvolvam comportamentos façam a diferença no futuro, como autocontrole emocional, disciplina, organização e planejamento, gestão e inteligência financeira. Aprender sobre economia e finanças é importante para prepará-los para a vida adulta, deixando-os mais bem informados para tomar decisões, além de facilitar a compreensão do mundo”, explica a editora-chefe do jornal Tino Econômico, Silvia Balieiro.
O periódico está sendo distribuído em diversas escolas públicas de São Paulo, além de circular, por meio de assinaturas, nos estados Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
“Estamos promovendo o ensino da educação financeira entre os leitores, facilitando a aprendizagem de jovens e queremos espalhar esse conhecimento sendo um parceiro do professor das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A educação é um instrumento poderoso de transformação e vamos apoiar esse processo”, explica Gabriela Jimenez, diretora de Relacionamento e Marketing da Magia de Ler, empresa que, além de produzir o jornal Tino Econômico, também é responsável pelo Joca, voltado a notícias da atualidade para leitores de 7 a 13 anos.
“A XP Inc. sempre teve a educação financeira como um de seus pilares. E para nós do Instituto XP, é um prazer viabilizar essa iniciativa tão importante de forma leve e descontraída. E, acima de tudo, trabalhar a cidadania financeira do jovem fornecendo as ferramentas necessárias para impulsionar o tema na comunidade escolar”, destaca Gabriela Torquato, head do Instituto XP, apoiadora do jornal Tino Econômico.
Educação financeira de forma lúdica
Na Bett Educar, o jornal Tino Econômico faz o lançamento do jogo Vida Financeira, que tem como propósito ensinar os jovens, de um jeito lúdico e divertido, a fazer boas escolhas no uso do dinheiro. Simulando uma trajetória profissional com posições que vão do estagiário a CEO de uma empresa, a iniciativa estimula que os jovens optem entre poupar, arriscar e investir. Diante dos desafios de cada rodada, quem tomar as melhores decisões vence a partida.
“O intuito do jogo é auxiliar o jovem no entendimento de como administrar o dinheiro e no aprendizado de conceitos de finanças. Em uma aula de 40 minutos, o professor consegue explicar, aplicar e finalizar o jogo de forma que o aluno entenda como é a vida fora da escola. Será mais um recurso eficiente para o educador impulsionar a aprendizagem sobre educação financeira em sala”, explica Silvia.
Visitantes do estande do Tino Econômico na Bett Educar poderão experimentar o jogo, além de conferir a demonstração em vídeo. O Vida Financeira está disponível para download gratuitamente aos assinantes do Tino Econômico, por meio do link . O material, composto de regras, cartas e tabuleiro, deve ser impresso e pode ser usado não só em sala de aula, mas também em dinâmicas no ambiente familiar.
Este é o primeiro lançamento de uma série de jogos gratuitos idealizados pela parceria com o Buxbank, aplicativo de conta digital que permite que crianças e adolescentes administrem a mesada.
Serviço
Jornal Tino Econômico na Bett Educar
Dias: 9 a 12 de maio
Endereço: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo - SP.
Informações: www.tinoeconomico.com.br