SENAI leva trabalho do futuro para o maior evento de educação da América Latina
)
Já pensou descobrir que você pode ser um professor(a) de oratória para influenciador digital, um curador(a) de memórias pessoais, um gestor(a) de drone delivery ou um recriador(a) de espécies extintas? O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) leva essa provocação para o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, por meio de um quiz que revela qual a sua profissão em um futuro não tão distante.
A Bett Brasil 2023 ocorrerá de 9 a 12 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com o tema Educação e Trabalho para Novos Futuros e uma programação voltada para a educação profissional e superior, o Ahead by Bett. É nesse espaço que o SENAI vai compartilhar sua expertise como maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo.
Além das cabines que respondem o quiz das carreiras curiosas – e que são parte da exposição do SESI Lab O Futuro das profissões –, a instituição vai mostrar como tem sido uma parceira estratégica das redes públicas e privadas na oferta do itinerário de formação técnica no novo ensino médio. Já são mais de 100 mil alunos matriculados em cursos de educação profissional pelo modelo.
O SENAI também terá palestrantes de peso e uma imersão no metaverso para que o visitante possa conhecer as diferentes formas de se capacitar e concluir um curso do SENAI e de instituições parceiras.
Marketplace da educação profissional e plataforma de vagas de emprego
O Futuro.Digital, primeiro marketplace da educação profissional no Brasil, é um dos destaques. A plataforma tem, atualmente, mais de 700 cursos com matrículas abertas, alguns em parceria com grandes empresas, como Microsoft, Google, Huawei e Cisco.
O público poderá conhecer ainda o Contrate-me, plataforma que utiliza inteligência artificial em processos seletivos. As empresas anunciam as vagas e o Contrate-me seleciona os candidatos com base no currículo e nas competências socioemocionais. Já são mais de 200 mil pessoas cadastradas, incluindo 2.900 profissionais com deficiência, e 2.500 empresas.
Palestras abordam formação continuada e novos modelos
A organização da Bett Brasil destaca que, nesta edição, as palestras e mesas redonda abordarão a perspectiva de especialistas e educadores sobre as transformações que permeiam desde o ensino fundamental, o novo ensino médio, a educação profissional e o ensino superior.
Representando o SENAI, participam dos debates o diretor-geral, Rafael Lucchesi; o superintendente de Negócios Internacionais, Frederico Lamego; o gerente de Educação Profissional e Superior, Mateus Simões; e a especialista em Educação Profissional e Tecnológica Marilza Regattieri.
“O Brasil tem educação profissional de 1º mundo e o SENAI é uma das instituições com um trabalho de referência mundial. Olhamos as tendências tecnológicas e para onde a indústria nacional está indo, e, assim, conseguimos oferecer uma formação de ponta, alinhada às necessidades do setor produtivo”, defende Lucchesi.
O diretor-geral do SENAI reforça que, para além de um ensino técnico que atende as demandas do setor industrial, a instituição tem muito a contribuir com a educação no país por meio da formação docente e do uso de tecnologias educacionais.
Programação das palestras:
- Terça-feira (9) às 10h - Educação e Trabalho para os Novos Futuros, com o diretor Rafael Lucchesi;
- Terça-feira (9) às 11h30 - Desenvolvendo Habilidades para o futuro: Upskilling e Reskilling, com o superintendente Frederico Lamego;
- Sexta-feira (12) às 11h30 - Formando líderes para o futuro: a importância da aprendizagem profissional na sociedade de hoje, com a especialista Marilza Regattieri;
- Sexta-feira (12) às 14h30 - Painel de novos modelos de negócios para a educação superior e profissional, com o gerente do SENAI Mateus Simões.