WhatsApp na escola: 5 problemas no uso do app na comunicação escola-família
)
Com a crescente necessidade de se comunicar com as famílias de alunos de forma ágil e eficiente, muitas escolas têm adotado o WhatsApp como meio de comunicação. No entanto, essa prática tem gerado diversos problemas para as instituições de ensino.
Além de expor dados sensíveis da comunidade escolar, o uso do aplicativo pode gerar problemas trabalhistas para as instituições, visto que as famílias têm acesso ao número de telefone da equipe e podem enviar mensagens fora do horário de trabalho.
"É importante que as escolas reflitam sobre até que ponto a natureza da interação permitida pelo WhatsApp é adequada para a comunicação no ambiente escolar", alerta Carolina Ayvazian, gerente do time de Crescimento da ClassApp - solução de comunicação escolar melhor avaliada do mercado.
A especialista no relacionamento escola-família da ClassApp lista 5 dos principais problemas no uso da ferramenta nas instituições de ensino:
-
Comunicação não-oficial: por ser uma ferramenta de uso pessoal, o WhatsApp não pode ser considerado o canal oficial de comunicação da escola e não gera credibilidade aos comunicados.
-
Mais ruídos: no WhatsApp, as famílias podem amplificar ou desfocar os assuntos, criando ruídos na comunicação da escola.
-
Sem gestão: a escola que usa o WhatsApp não consegue centralizar a comunicação em um espaço eficiente e nem sabe quais famílias leram os comunicados.
-
Menos controle: pelo WhatsApp, as famílias podem apagar mensagens importantes e gerar dor de cabeça para as escolas.
-
LGPD: o WhatsApp não garante segurança e privacidade dos dados dos responsáveis e nem dos colaboradores, o que vai contra a Lei Geral de Proteção de Dados - já em vigor no Brasil.
Um bom canal de comunicação é aquele que gera confiança. Para isso, é preciso adotar uma postura transparente e ágil na resolução dos problemas dos alunos e das famílias. Além disso, é importante fortalecer o relacionamento com as famílias e a confiança delas no trabalho da escola.
"A escola deve buscar meios oficiais de comunicação, como aplicativos específicos para instituições de ensino, que possuem um ambiente seguro e organizado para a comunicação com as famílias", sugere Carolina.
Sobre a ClassApp
Fundada em 2014, a ClassApp é referência nacional em comunicação escolar e tem como propósito transformar o relacionamento das escolas com as famílias de forma simples, eficiente e segura. É a solução de comunicação melhor avaliada do mercado educacional, com nota 4.8 nas lojas de apps e mais de 80 mil avaliações. Atualmente, a ClassApp engaja mais de 1 milhão de usuários na rotina das mais de 1.100 escolas parceiras.