30 mar 2022

Conheça a Estante Mágica, negócio social que já transformou em livro as histórias de mais de 1,5 milhão de crianças

Estante Mágica Hall: Hall 1 Stand: B15
Conheça a Estante Mágica, negócio social que já transformou em livro as histórias de mais de 1,5 milhão de crianças

São Paulo, março de 2022 - O nome não nos deixa enganar: a Estante Mágica é uma empresa que busca o encantamento. Oferecer uma experiência lúdica e marcante para alunos e escolas é a missão desse negócio social que já transformou em livro a história de mais de 1,5 milhão de crianças do Brasil, Quênia, Portugal, Espanha, México, Argentina e Colômbia. A empresa acredita no poder da educação e oferece ferramentas para auxiliar escolas e professores no incentivo à leitura e escrita.

O protagonismo e a escrita são práticas que fazem parte da vida de todos, desde a primeira infância. No entanto, os desafios para desenvolver essas habilidades são muitos, sobretudo, em países com carência de recursos e possibilidades limitadas. As dificuldades de acesso à educação fazem parte da história de Robson Melo, sócio-fundador da Estante Mágica.

‘’Meu avô era analfabeto e se mudou na década de 1970 do Ceará para o Rio de Janeiro. Morador da favela da Rocinha, ele passou a trabalhar como marceneiro. Um dia cheguei em casa e ele estava chorando, uma das clientes dele havia morrido, a ‘dona Rachel’. O falecimento estava sendo noticiado na TV e foi aí que notei que a dona Rachel era a Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras’’, conta Robson.

Após a descoberta, Robson explicou sobre a escritora para o avô, que, entusiasmado, entregou ao neto um livro que ganhou da cliente. O  título era Dora, Doralina e continha uma dedicatória.

“Li para ele as palavras que Rachel de Queiroz escreveu de próprio punho, essa foi a segunda vez que o vi chorando. E essa é uma história obrigatória para quem entra na Estante Mágica, que é para ficar claro para todo mundo que ninguém deve passar a vida sem poder ler algo que foi escrito para si”, relembra Robson.

E foi em 2009, quando Robson cursava Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), junto com Pedro Concy, hoje CEO da empresa, que a ideia de criar a Estante Mágica nasceu. "Estagiamos em um departamento jurídico e tínhamos em comum essa vontade de mudar o mundo, entramos no Direito com essa intenção. No entanto, foi o empreendedorismo que nos deu essa oportunidade. Deixamos de lado a área jurídica e apostamos nos estudos sobre finanças, educação e tecnologia, vislumbrando a criação do nosso próprio negócio", explica Pedro Concy.

A ideia de viabilizar a produção de livros feitos por alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, veio a partir da constatação de que apenas incentivar a leitura não basta para boa parte dos alunos. Por isso, os empreendedores, com auxílio de tecnologia, criaram a dinâmica de transformar crianças em autores, com o objetivo de gerar ainda mais interesse pelo mundo literário, além de incentivar a criatividade e o protagonismo.

‘’É importante entendermos que despertar a atenção e o interesse das crianças é crucial para incentivarmos a escrita e a leitura. Por isso, estamos sempre nos atualizando  e buscando entender como chegar até essas crianças de maneira ainda mais assertiva. Agora, estamos desenvolvendo uma plataforma que permite transformar as histórias das crianças em jogo! Essa é uma forma de abraçar também os estudantes que são mais antenados no mundo digital’’, revela Robson.

Além do projeto gratuito que transforma alunos em autores, a empresa conta com um site, blog e redes sociais que trazem ferramentas que auxiliam os docentes no dia a dia, por meio de diversas atividades: como lives, workshops e sugestões de conteúdo para trabalhar com as crianças.

A Estante Mágica garante às escolas todo o suporte para a produção dos livros. Dessa forma, os alunos produzem as histórias e ilustrações com o auxílio dos professores. Depois, as produções são enviadas através das plataformas da empresa, que transforma digitalmente todo o conteúdo em livros digitais gratuitos que podem ser acessados pela instituição de ensino e por familiares. Também é possível adquirir as edições físicas dos livros, com direito a evento de autógrafo realizado nas escolas.

O projeto elaborado pela Estante Mágica é adaptável a todas as realidades escolares, em qualquer lugar do mundo. Funciona no modelo de ensino presencial, remoto ou híbrido e é adaptável para alunos com necessidades especiais e com diferentes condições sociais.

 

Sobre a Estante Mágica

A Estante Mágica é um negócio social que acredita na educação para transformar o mundo. A empresa oferece novas formas de estimular a criatividade e a autonomia das crianças, tornando-as protagonistas de suas próprias histórias e games. Durante as parcerias com escolas públicas e privadas mais 1,5 milhão de alunos de oito países já escreveram e ilustraram seus próprios livros.

Veja todos
Loading