De call center de cobranças a grupo multinacional: A inovação além do óbvio e o impacto na educação
Maio, 2022 - Após trabalhar em um escritório jurídico de cobranças, em 2000, Natália Castan, que tinha apenas 18 anos, fundou uma empresa de cobrança amigável. Cinco anos depois, essa empresa se tornou um call center, mas ainda com uma visão engessada típica da era pós industrial. Em 2010, a maternidade trouxe um novo olhar empreendedor para Natália, que decidiu reestruturar o modelo de negócios de sua empresa. Após reunir não só a equipe, mas os familiares dessa equipe para uma grande reunião, chegaram ao novo conceito da marca: Unite, um call center diferentão, com valores sólidos que norteariam a jornada dali para frente.
A partir dessa filosofia, a Unite começou a atuar com princípios da nova economia, de forma completamente humanizada e pensando muito mais na experiência do cliente e se posicionando como um negócio comprometido com aspectos sociais, de olho em sua comunidade. Da Unite nasceu o Grupo Unite, um grupo de 3 empresas (Unite, Talkeen e Convert), que atuam em verticais estratégicas para alavancar os negócios de seus clientes e em 2019 se tornou uma multinacional, com uma sucursal no México. Essa virada de chave proporcionou um crescimento de 500% na última década para o Grupo Unite, além de potencializar as conexões com seus clientes. Embora o setor educacional não seja mais exclusivamente o que o grupo atende, é um segmento de extrema importância e já fez com que a empresa inserisse mais de 2 milhões de alunos no sistema educacional e também esteja presente na Bett Educar 2022.
"Depois de criarmos o propósito da empresa e os nossos valores, inserimos mais de 2 milhões de alunos no sistema educacional e empregamos mais de 1000 pessoas. O lucro e o faturamento são importantes, mas os valores intangíveis que conquistamos diariamente com o empoderamento da nossa equipe e a inserção de tantas pessoas na educação é um legado que desejei criar uma década atrás para ter algo de bonito a contar aos meus filhos." afirma Natalia Castan, CEO do Grupo Unite.
A inovação pode estar presente em vários setores de uma empresa, no caso do Grupo Unite, além do processo de transformação dos conceitos e da visão de negócio, a empresa busca sempre participar de eventos de inovação e educação, para ficar atualizada e também para conseguir se manter em constante desenvolvimento.
"O segmento educacional sempre foi muito importante para nós e justamente por ter contato com tantas instituições de ensino e por valorizar o desenvolvimento das pessoas, poder participar da Bett Educar é fundamental para nosso desenvolvimento como negócio. Além da troca de ideias, também é possível ter novos insights e avaliar se é necessário ajustar alguma solução, até porque crescer é consequência do quanto prestamos atenção no ecossistema educacional brasileiro." completa Castan.
Durante a pandemia, grande parte da operação do Grupo Unite migrou para o home office, mesmo quando o segmento de telecomunicações foi enquadrado como serviço essencial e liberado para seguir atuando dentro das empresas. Segundo Natália, a principal preocupação era com o bem-estar dos colaboradores e seus familiares, responsabilidade social em não propagar o vírus, bem como a continuidade de atendimento aos clientes, e hoje, mesmo com o controle da crise sanitária, o grupo optou por seguir com o modelo híbrido. Esse modelo de trabalho permitiu que funcionários de outros estados e até países fossem contratados para integrar a equipe.