22 abr 2022

Método educacional é alternativa para os pais equilibrarem o uso de telas pelas crianças e adolescentes

SUPER CÉREBRO Hall: Hall 1 Stand: F49A
Método educacional é alternativa para os pais equilibrarem o uso de telas pelas crianças e adolescentes

Os dados de pesquisas internacionais mostram que o Brasil ainda detém baixo nível de desempenho escolar, especialmente em letramento e em matemática. A última edição do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), realizada em 2018, mostra que 68% dos estudantes não possuem o nível básico em matemática, e 50% não apresentam o básico em leitura. Para ajudar os estudantes a melhorar sua concentração, raciocínio lógico, memória e cálculo mental, além de competências como liderança, inteligência emocional e cooperação é que surgiu o Método Super Cérebro.

As aulas do Super Cérebro utilizam como ferramentas pedagógicas o Soroban (ábaco japonês) e jogos de tabuleiro importados e premiados. São aulas que oferecem alternativas ao uso excessivo da tecnologia e telas (como celulares, tablets, videogames, computadores, entre outros), o que se tornou cada vez mais comum, principalmente por conta da pandemia do coronavírus. Durante o período de isolamento social, as escolas precisaram adaptar o ensino para o formato digital. Um estudo realizado e divulgado recentemente pela Kaspersky, uma empresa de segurança digital, mostrou que 77% dos pais brasileiros afirmaram que, em 2021, seus filhos passaram mais tempo online.

De fato, são muitas as possibilidades que o mundo virtual oferece, mas o uso prolongado dessas tecnologias pode trazer prejuízos significativos aos estudantes. Além de que essa exposição prolongada às telas pode causar dependência, problemas físicos como obesidade e miopia, e problemas psicológicos como depressão e ansiedade.

Segundo a diretora pedagógica do Grupo Super Cérebro, Vanessa Lima, o uso excessivo de telas pode dificultar a aprendizagem. “As crianças estão expostas às telas cada vez mais cedo. Obviamente que os aparelhos celulares chamam a atenção por terem uma tela colorida e um som legal. Tem crianças que não sabem ler, que tem um ano de idade, mas que já têm o estímulo de ficar com o dedinho no canto da tela para pular um anúncio e acessar o que ela quer”, explica Vanessa.

As atividades do Método Super Cérebro ajudam a desenvolver a parte lúdica e analógica, e fazem com que as crianças toquem nos materiais utilizados, como o Soroban (ábaco japonês), que estimula o aprendizado de cálculo e a construção de contas. “Essa é a diferença do método, que incentiva que a criança desenvolva a aprendizagem, não apenas receba tudo pronto na tela dos mais variados aparelhos tecnológicos. O Japão, por exemplo, que é um polo de tecnologia, não abre mão da utilização do Soroban, que é a base para construção da tecnologia. Se a gente não sabe a lógica, não consegue chegar à construção dessa tecnologia”, garante Vanessa.

O franqueado do Super Cérebro em Londrina, no Paraná, Flavio Luiz Maldonado, confirma que o método Super Cérebro reúne diversão e inteligência, proporcionando aos praticantes o desenvolvimento das funções cognitivas e socioemocionais de forma descontraída e envolvente. “Aplicando o método Super Cérebro com o Soroban e jogos de tabuleiro, é possível turbinar o cérebro e fazer com que nossas reações sejam aceleradas e aprimoradas. A tecnologia também é importante, mas por muitas vezes chegamos à beira da dependência tecnológica quando usamos de forma desmedida as mídias e redes sociais”, enfatiza Flavio.

Método Super Cérebro

O Super Cérebro é um método de ensino pioneiro na capacitação de crianças, jovens e adultos em competências cognitivas e socioemocionais. O método foi criado a partir de pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo realizadas pelo professor Ricardo Lamas, CEO do Grupo Super Cérebro.

“O século 21 exige muito mais do que os conhecimentos de matemática tradicional, português e geografia. Saber lidar com as próprias emoções e ter capacidade de resolver problemas com determinação são exigências cada vez mais presentes na vida em sociedade e no mercado de trabalho”, afirma Lamas.

Em 2012, Ricardo visitou o Japão com uma equipe brasileira de Soroban e trocou experiências com mestres do ábaco japonês. Lamas também foi à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e lá participou do curso The Future of Learning com o neurocientista Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas.

Quando voltou ao Brasil, Lamas desenvolveu o método Super Cérebro, que utiliza técnicas da neurociência e recursos como o Soroban e jogos de tabuleiro para o desenvolvimento de atividades individuais e de habilidades socioemocionais e cognitivas. Hoje, o Grupo Super Cérebro possui operação em todas as regiões do país por meio de uma rede de franquias com mais de 200 unidades e já fez a diferença na vida de milhares de alunos.

 

Bett Brasil

De 10 a 13 de maio, o Grupo Super Cérebro estará com um estande na maior feira de educação da América Latina, a Bett Brasil 2022. O evento reúne as principais instituições de ensino do país para conhecer as novidades do mercado educacional no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Segundo a sócia-fundadora e diretora comercial do Grupo Super Cérebro, Patricia Gamba, a participação no evento é de grande importância para o Super Cérebro. “A Bett é a oportunidade de conhecer soluções para criar um futuro melhor para a sociedade por meio da educação. Nós, do Super Cérebro, acreditamos que só a educação pode fazer a diferença e trazer mudanças efetivas na vida das pessoas. Por isso, destacamos que é uma honra participar da feira e apresentar nosso método inovador para a comunidade educacional”, conclui.

A edição 2022 da Bett Brasil será realizada de forma híbrida. Presencialmente, haverá exposição de mais de 270 marcas, além de oficinas de aprendizagem, fórum de gestores e congresso. No digital, os participantes terão acesso a vários conteúdos exclusivos e on-demand, além de conferirem entrevistas ao vivo direto do pavilhão onde acontecerá a feira e lançamentos dos expositores.

 

GRUPO SUPER CÉREBRO | DEPARTAMENTO DE MARKETING

Assessoria de imprensa |Jorge Camargo | Jornalista

Tel.: (41) 3035-3767 | (41) 99636-5958

www.supercerebro.com.br

Veja todos
Loading

PARCEIROS


 

Apoiadores