Piraporiando

Piraporiando
Conheça a Piraporiando - Considerada uma das 10 melhores Edtechs do Brasil na área de educação para a diversidade e educação inclusiva. Conheça nossos livros, nossa consultoria em Educação Antirracista, Antibullying e Antipreconceito e toda nossa expertise em diversidade e educação baseada no afeto.

Somos únicos e plurais, a gente sabe. Diversos e também iguais – em valor e humanidade.Valor presente na riqueza e no poder da Diversidade para uma sociedade mais justa, para o  conhecimento da nossa história e seu reconhecimento para a construção do nosso futuro.Valor que deve ser entendido, cultivado e disseminado, para que cresça e ocupe todos  os espaços.

E para que isso aconteça, a Educação é o melhor caminho.

Uma jornada íngreme e importante como a luta dos peixes na Pirapora contra a correnteza  estrutural. Mas bela e extraordinária como a esperança na perpetuação da vida. Unimos imaginação, criatividade e ludicidade com brincadeira, respeito e verdade em um  caldeirão mágico chamado Literatura, e temperamos com ética e responsabilidade. O  resultado é uma sopa de letrinhas com conceitos quentes e fundamentais para a justiça  social. Experiências únicas com muita história para contar.

Pois é na construção da consciência crítica sobre o mundo que amadurecemos e  florescemos relações e ações reais e significativas.É nisso que acreditamos.É por isso que fazemos o que fazemos. Isso é Piraporiando, Educação com Afeto para a Diversidade.

Conquistas

A Piraporiando foi eleita em 2019 uma das EdTechs de maior impacto no cenário da educação - Liga Insights EdTech em parceria com a F, Saint Paul, Kroton, Ser Educacional, Adtalem, CEL.LEP, ESPM dentre outros. Reconhecida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Chancelada pela Fundação Palmares pelo trabalho em prol da Educação Antirracista.

Prêmio Criança da Fundação Abrinq 2018. Selo Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. Integrante da Rede Nacional de Proteção à Primeira Infância. Integrante do Mapa Cidades Sustentáveis, produzido pelo Quintessa e Instituto Vedacit para visibilizar organizações que atuam para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e que atendem os ODS.

Vamos trabalhar juntos e juntas:

Conheça o que temos para sua escola, para sua empresa, para sua família

Consultoria em Educação para a Diversidade

A Consultoria em Educação para a Diversidade, da Piraporiando, está voltada para Escolas e demais Instituições que desejam implementar ou intensificar seu trabalho em prol da educação para a diversidade, principalmente, a educação antirracista, antibullying e antipreconceito. 

A consultoria contempla:

  • Diagnóstico
  • Formação de grupo de estudo com foco em temáticas da diversidade
  • Curadoria de materiais
  • Atividades e mediação de seus impactos junto às equipe de trabalho, estudantes e suas famílias
  • Criação de metas e orientação para a construção de ações continuadas
  • Análise e avaliação do conhecimento adquirido durante a consultoria  

Nossa consultoria está voltada para as seguintes temáticas:

  • Educação antirracista
  • Educação antibullying
  • Educação antipreconceito
  • Cultura do afeto 
  • Sustentabilidade, meio ambiente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 

Este trabalho está baseado, principalmente:

  • Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • Nos pilares da UNESCO
  • Nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Nas Lei 13.185/2016, Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 (antibullying, cultura afro-brasileira, culturas africanas e indígenas)
  • Na LDB – Leis de diretrizes básicas da educação
  • Na Declaração de Salamanca

Curso de Educação para a Diversidade

O curso tem o objetivo de promover a compreensão da educação como um direito fundamental e estratégico para a inclusão de saberes diversos. Direito este, que assegura ao indivíduo os princípios educacionais baseados na liberdade crítica do pensamento, em prol de uma educação antirracista, antibullying, sem preconceitos e baseada no afeto, e que compreende a diversidade como elemento intrínseco na relação de uma educação com equidade. 

Palestras

Nossas palestras em escolas, empresas e demais instituições tem por objetivo apresentar, de forma prática e objetiva, a importância da diversidade.

Obras Literárias

Nossas obras literárias abarcam a diversidade, o afeto, o conviver, o comunicar, o criticar e o criar. Os livros possuem também encartes de atividades com tecnologia de realizade aumentada. Estão também na versão de ebooks animados. 

Vivências Educacionais

Teoria sem prática não é nada!! É urgente a construção de uma educação inclusiva a partir de ações ‘’mão na massa’’!! 

Proporcione para você e seu time uma vivência real nas temáticas da educação para a diversidade. Quais linguagens ainda fazem parte do dia a dia e que são racistas, machistas, discriminatórias, preconceituosas? Nesta dinâmica voltada para crianças, adolescentes e adultos, desenhada para acontecer em escolas, empresas e demais instituições preocupadas com a diversidade, proporcionamos experiências sensoriais e imersivas, que tem como principal objetivo aprofundar a reflexão e fazer com que as pessoas se abram para um comportamento mais empático.

Distrito Piraporiando

Uma oficina que se propõe a resolver, em grupo, problemas sociais e mostra que para tal é preciso a participação de todos e todas. A dinâmica destaca como nossas habilidades e competências socioemocionais são potentes quando trabalhamos em conjunto. 

Quem é o autor

Voltado para educadores e educadoras. Uma viagem literária, cultural e de resgate das memórias de infância. Em ‘’Quem é o autor?’’ Os professores rememoram suas histórias de infância e como iniciaram a enxergar o mundo e, como esta visão de mundo reflete em suas vidas nos dias atuais. O que mudou? O que se apagou? O que se reforçou? A oficina aborda como a diversidade está diretamente ligada a como construímos nossa identidade. A partir do aprendizado sobre a cultura do afeto convidamos educadores e educadoras a refletir sobre se são verdadeiramente autores e autoras de suas histórias. 

Se esta história fosse minha

Dinamica de atividades com foco em educação antirracista e antipreconceitos. 

Uma abordagem que se baseia na história de cada participante e em seu olhar sobre estes temas. Quando compartilhamos nossas histórias e nos permitimos receber com empatia a história do outro, vemos, na prática, que não temos as mesmas vivências, experiências e não reagimos da mesma forma aos acontecimentos. Este trabalho foi premiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e pela Fundação Abrinq. Mais de 10 mil crianças e adolescentes já participaram deste trabalho. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=KvCKQNE24-g
Veja todos
Loading