22 abr 2022

Programa Raízes: A missão de ir além do socioemocional.

Programa Raízes: A missão de ir além do socioemocional.

A educação socioemocional finalmente está em debate no campo acadêmico. Orientar os alunos a lidar com as emoções já se tornou premissa básica para a educação, que entendeu que precisa ir além do currículo básico. O Programa Raízes, projeto socioemocional do Raiz Sistema de Ensino lançado neste ano, no entanto, se propõe a ir mais a fundo. 

Depois do período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19, em que as crianças e os adolescentes foram privados do convívio diário com a comunidade escolar, o retorno precisa ser feito com muito acolhimento e estrutura. Por isso, é fundamental que o olhar para as subjetividades seja atento e responsável. 

Mas, para ser completo, um programa de educação socioemocional não pode se limitar às questões relativas aos sentimentos. Por isso, o Programa Raízes se divide em três pilares para que os alunos trilhem um caminho de autonomia e protagonismo:

  • Desenvolvimento emocional: por meio de dinâmicas e atividades, esse pilar ajuda o aluno a saber reconhecer sensações e ter ferramentas para transformá-las, a desenvolver a empatia, a escuta ativa e a realmente se interessar pelo outro e por suas diferenças. 
  • Argumentação e debate: promover a reflexão sobre assuntos do cotidiano e da juventude é fundamental para se posicionar adequadamente, argumentar e defender pontos de vista.
  • Autogestão e produtividade: trabalhar, na prática, métodos de estudo eficientes é fundamental para que o aluno desenvolva autonomia e saiba qual é a melhor forma de se organizar. 

Criado e liderado pela professora Antônia Burke, o Programa Raízes começa na Educação Infantil e se estende até o último ano do Ensino Médio. Mais do que um programa socioemocional alinhado à BNCC e ao Projeto de Vida, é uma solução para formar o aluno durante toda a sua jornada escolar. 

“Nos últimos 15 anos em sala de aula, entendi que uma formação socioemocional completa não se limita ao reconhecimento dos sentimentos e das emoções; o debate em torno dos temas do cotidiano — especialmente hoje, com a urgência da necessidade de posicionamento — e o entendimento sobre o que funciona melhor para o próprio aprendizado também devem compor os pilares desse trabalho. No Programa Raízes, é um orgulho poder contar com nomes como Renato Janine Ribeiro, Thaís Basile, Elisama Santos, Beto Bigatti, dentre tantos outros especialistas que entenderam e abraçaram a proposta de cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes”, explica Antônia.  

Além de dar suporte ao aluno, com material didático, jogos e um kit pensado para cada faixa etária, o Programa Raízes também oferece soluções para o propositor, com planos de aulas completos e acesso à plataforma Raiz Play, e para a família, por meio do Guia da Família, um caderno que comenta cada aula e dá sugestões de perguntas, atividades, filmes etc. 

 

SAIBA MAIS: https://programaraizes.com.br/

Sobre a Antônia Burke

Antônia Burke é a responsável por desenvolver o Programa Raízes da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Ela é professora de Redação há 15 anos, passando pelos principais colégios do Rio de Janeiro. Com a experiência de sala de aula, agregada ao de diretora escolar, papel que desempenhou até 2020, e colunista do jornal “O Globo”, no caderno Celina, Antônia percebeu a importância de um programa socioemocional completo e chegou à Raiz Educação em 2021 para liderar o nascimento deste projeto. 

 

Sobre o Raiz Sistema de Ensino

Somos uma rede de educação com metodologia inovadora pensada para a escola e o aluno do século XXI. Em 2015, começamos com nossas soluções educacionais em redes de escolas próprias, tais como Qi, Ao Cubo, Matriz e, com sucesso de nossa metodologia, resolvemos expandir para o mercado, com o intuito de cada vez mais transformar a educação.

O Raiz Sistema de Ensino oferece uma metodologia transformadora concebida por professores e educadores que vivem a sala de aula, além de contar com conteúdos que estimulam a autonomia intelectual, o pensamento crítico e a formação cidadã e socioemocional do aluno. Além disso, o Raiz também oferece suporte ao parceiro de forma integral e personalizada, assessoria pedagógica, assessoria de marketing, plataformas digitais e muitos outros recursos. 

SAIBA MAIS  https://raizsistemadeensino.com.br/

 

Informações adicionais:

www.programaraizes.com.br

e-mail: programaraizes@raizeducacao.com.br

Redes sociais: @programa.raizes 

(21) 99433-9618

Veja todos
Loading

PARCEIROS


 

Apoiadores