Bett Brasil apoia iniciativa sobre a Lei Lucas nas escolas e oferece treinamento de primeiros socorros aos participantes do evento
)
Em 2025, a Lei Lucas completa 10 anos desde sua aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Criada a partir da dor de uma família que perdeu um filho em um acidente escolar, a lei tornou obrigatória a inclusão de treinamento de primeiros socorros no currículo das instituições de ensino públicas e privadas em todo o estado.
A iniciativa, pioneira no Brasil, foi um divisor de águas na prevenção de acidentes em ambientes escolares e já impactou diretamente a vida de milhares de crianças, professores e funcionários. A capacitação adequada permite que medidas rápidas e eficazes sejam tomadas em situações críticas, aumentando significativamente as chances de sobrevivência.
Acidentes são a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Dados da ALESP* apontam que, anualmente, mais de 3.300 crianças morrem por causas acidentais, enquanto outras 112 mil são hospitalizadas em estado grave. Apesar da gravidade, 90% desses incidentes poderiam ser evitados com simples ações de prevenção e educação.
Afogamento e sufocamento: um dos maiores vilões da infância
Entre as principais causas de morte acidental na infância está o afogamento e o sufocamento** (engasgo), a obstrução das vias aéreas pode ocorrer por alimentos, objetos pequenos ou até mesmo com conteúdo gástrico. Esses cenários evidenciam a urgência de uma resposta rápida e adequada.
A Lei Lucas tem o intuito de capacitar a comunidade escolar para reconhecer sinais de emergência, agir com assertividade diante dessas situações e acionar o SAMU de forma imediata, além de aplicar os primeiros socorros corretamente até a chegada de ajuda especializada.
Arena RCP Game na Bett Brasil reforça a importância da Lei Lucas
A Laerdal Medical, fornecedora global de simuladores de pacientes para treinamento de habilidades médicas, estará presente na Bett Brasil, o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina. A empresa apoiará a Arena RCP Game, uma atividade interativa e gamificada com o objetivo de treinar e conscientizar os participantes sobre a importância da Lei Lucas.
O objetivo do projeto é conscientizar professores e funcionários sobre a importância de estarem preparados para prestar os primeiros socorros quando necessário e saber como agir em emergências, do ponto de vista técnico e emocional, em casos de afogamento, engasgo, sangramento, desmaios ou paradas cardíacas, cada segundo é precioso para manter uma pessoa viva.
A ação permitirá que os visitantes aprendam, de forma prática e lúdica, a realizar manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e desengasgo em bebês, crianças e adultos. Utilizando tecnologia de ponta, os simuladores ajudarão na fixação das técnicas e na vivência de situações que podem salvar vidas.
Sobre a Lei Lucas
Aprovada em 2015, a Lei nº 16.802/2018 (conhecida como Lei Lucas) determina que todas as instituições de ensino em São Paulo ofereçam treinamentos em primeiros socorros a seus profissionais, capacitando-os para agir em situações emergenciais até a chegada do atendimento especializado. Saiba mais sobre a Lei Lucas aqui.
Compartilhe nas redes sociais:
*Conteúdo sob responsabilidade exclusiva do anunciante.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Bett Brasil.
*Fontes: Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos e Entenda os acidentes
Categories
- Conteúdo patrocinado