Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

2-3 Out 2024

Bett Blog

01 set 2023

Bett Brasil participa de reunião da comunidade TE & TI Partners sobre o uso de smartphones nas escolas

Redação Bett Blog
Bett Brasil participa de reunião da comunidade TE & TI Partners sobre o uso de smartphones nas escolas
Encontro reuniu representantes de mais de 30 colégios e instituições de ensino, em São Paulo. Foto: Colégio Miguel de Cervantes
Encontro discute os impactos dos celulares em sala de aula e a importância de políticas claras sobre a utilização de tecnologias

A Bett Brasil participou nesta quinta-feira (31) de reunião da comunidade TE & TI Partners, que discutiu o uso de smartphones em salas de aula e a importância de políticas claras quanto à utilização da tecnologia nas escolas. O grupo, criado para promover o diálogo entre profissionais de educação e tecnologia, reuniu representantes de mais de 30 colégios e instituições de ensino, em evento realizado no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo (SP).

Com abertura de Grace Gonçalves, idealizadora da comunidade TE & TI Partners, e Antonio Abello, diretor-adjunto para Assuntos Extracurriculares do Colégio Miguel de Cervantes, o encontro contou com a palestra da advogada Alessandra Borelli, especialista em direito digital e proteção de dados, que abordou os impactos dos celulares na sociedade e nas escolas. Segundo Alessandra, é necessário reconectar relações e sensações e colocar as tecnologias onde devem ficar.

“Se antes do período pandêmico a nossa relação com a tecnologia já não era das mais saudáveis, durante a pandemia isso se tornou algo absolutamente incontrolável. E isso tem me trazido muita preocupação, não só como advogada e educadora, mas, sobretudo, como mãe”, observou a especialista. “Ao invés de estarmos dominando, estamos sejam dominados pelas tecnologias”, acrescentou.

Grace Ramos - Colégio Miguel de Cervantes Antonio-Miguel-Cervantes

A advogada comentou sobre o recente estudo da Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que apontou os riscos do uso excessivo de smartphones em sala de aula, impactando o aprendizado. “O principal objetivo deste relatório é chamar nossa atenção para promover a segurança e o equilíbrio no uso da tecnologia e o dever de todos nós em direcionar as nossas crianças”, analisou.

Em seguida, Alessandra elencou algumas orientações às instituições de ensino sobre como gerenciar a utilização de celulares. Ela destacou a importância do equilíbrio e manutenção de um ambiente propício para o aprendizado. “O uso da tecnologia na escola tem que ser producente. Se ficar contraproducente e começar a contribuir para prejuízos, como distração, dessocialização e problemas de saúde, está claro que ele (o celular) não é bem-vindo em aula”, declarou.

Alessandra-Borelli-Partners-Educacao

A especialista em segurança digital também reforçou a necessidade de estabelecer políticas e consequências claras para todos os envolvidos na comunidade escolar a fim de minimizar os aspectos negativos e garantir a ética e uso adequado da tecnologia. Ao fim, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar suas experiências profissionais e pessoais sobre o assunto.

Representada pela equipe de marketing e conteúdo, a Bett Brasil pôde ainda conhecer as instalações do Colégio Miguel de Cervantes e contribuir ativamente com o debate por meio da entrevista com o professor e cientista Silvio Meira, um dos fundadores do Porto Digital, que explicou a importância de redesenhar os processos de aprendizagem nas salas de aula e os impactos da IA na educação. A conversa faz parte do programa Conexão Bett e pode ser conferida aqui.

 

Fotos: Colégio Miguel de Cervantes

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
  • Gestão Educacional
Voltar ao Bett Blog
Loading