Cafu, Serginho Groisman, Augusto Cury, Martha Gabriel, Rene Silva, Telma Vinha, Rossandro Klinjey e Adriana Fóz são alguns dos destaques do Congresso Bett Brasil
A Bett Brasil, maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina, que será realizada de 9 a 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, confirma a participação de renomados profissionais e especialistas nas palestras do Congresso Bett Brasil, que acontecem durante os quatro dias de evento.
Rene Silva, fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades, apresentará a palestra “Vozes que Conectam”, no dia 10 de maio, às 17h, com a participação especial do apresentador do Altas Horas (Rede Globo), Serginho Groisman. Ele vem para o evento como parte do Movimento LED - Luz na Educação, que é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho. Também no dia 10 de maio, às 17h, Martha Gabriel, uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil e premiada palestrante internacional apresentará a palestra “Inteligência Artificial: impactos na educação”.
O jornalista Iberê Thenório marcará presença no evento com a palestra “O que eu aprendi construindo um submarino”, no dia 9 de maio, às 17h. Ele é um dos criadores do canal Manual do Mundo no Youtube, que soma mais de 17,5 milhões de inscritos e é um dos maiores do mundo a abordar Ciência e Tecnologia.
Outro destaque desta edição da Bett Brasil será a palestra inspiradora “Quem ousa, vence!”, ministrada pelo jogador Cafu, capitão da Seleção Brasileira de Futebol no pentacampeonato de 2002. A palestra será no dia 12, às 17h, junto com a Mariah Morais, jornalista, escritora e presidente do Instituto Brilhante. Mariah foi a primeira mulher a comentar partidas de futebol na televisão brasileira.
Juntam-se à lista de confirmados Augusto Cury, psiquiatra, escritor e idealizador da Escola da Inteligência, com a palestra “Gestão da emoção para o mercado de trabalho: como se tornar um profissional emocionalmente mais saudável”, no dia 10 de maio, às 17h; Enio Ohmaye, CXO da EF Education First e ex-cientista da Apple; Adriana Fóz discutirá o tema “Escolas mobilizando pais e alunos pela aprendizagem e saúde mental”, no dia 10 de maio, às 17h; Amanda Costa, fundadora e diretora executiva do Instituto Perifa Sustentável, palestrará sobre “Justiça climática, racismo ambiental e crise ecológica. O que está acontecendo com o mundo?”, no dia 12 de maio, às 17h.
ChatGPT, Minecraft, Fake News, Saúde Mental e muito mais
Telma Vinha, professora da Faculdade de Educação da Unicamp, é uma das palestrantes que traz para a Bett Brasil um dos temas centrais para a educação brasileira: saúde mental e a avaliação psicológica de adolescentes. No painel, que acontecerá dia 10, às 14h30, Vinha vai abordar também questões relacionadas aos recentes ataques que aconteceram em escolas no país.
Discussão atual e essencial para a Educação, o uso da Inteligência Artificial e do ChatGPT nas escolas e instituições de ensino não poderia deixar de ser uma das temáticas mais aguardadas do evento. Os especialistas da Microsoft Brasil, Vera Cabral, diretora EDU-Skilling, e Ricardo Wagner, diretor de Marketing e Operações, apresentarão o painel “ChatGPT e Open AI… a transformação da educação agora se impõe”, no dia 9, às 10h30.
Já no dia 12, às 15h30, acontecerá o painel “ChatGPT: Herói ou Vilão?”, com a participação de Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais da SAS - Plataforma de Educação, Ivan Seidel Gomes, Chief Product Officer da Layers Education, e Erika Iagallo, da consultoria “O Poder Da Colaboração”.
Outro assunto que terá espaço no evento é a gamificação na educação. Um exemplo é a participação do professor, mestre e doutor sobre aplicação de videogames na educação e comunicação pela ECA-USP, Francisco Tupy, que participará do painel “É possível jogar, engajar e aprender ao mesmo tempo?”, junto com o Tiago Eugênio, cofundador e diretor executivo da Plataforma Educacional Neurons e fundador do Aula Em Jogo, e Paula Manzotti Scramin, sócia da Kailo Desenvolvimento Humano. O painel será no dia 9, às 14h.
Tupy é um dos consultores do projeto educacional “A Terra Não Minerável”, que será apresentado pela primeira vez ao público durante a Bett Brasil. A ideia é ensinar e conscientizar sobre a preservação das terras indígenas com a criação de um mapa inédito no Minecraft, jogo mais vendido do mundo.
A educação midiática nas escolas também será amplamente debatida na Bett Brasil. Alexandre Le Voci Sayad, conselheiro da Bett Brasil, diretor da ZeitGeist (Educação, Cultura e Mídia) e copresidente da aliança internacional da UNESCO para educação midiática, a UNESCO MIL Alliance, conduzirá três painéis que vão abordar como a disseminação de fake news devem ser tratadas nas escolas, bem como o olhar sobre as redes sociais e a importância da educação midiática pelos educadores. Os painéis contarão com as participações de Patricia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta; Beto Silva, editor da revista Isto É Dinheiro; Sandhra Cabral, jornalista e CEO da Educar para Ser Grande; Alessandra Borelli, sócia e CEO da Opice Blum Academy, e Januaria Cristina Alves, diretora da Entrepalavras Produção de Textos.
Bett Brasil 2023 receberá ainda especialistas em Educação e Tecnologia, reconhecidos no Brasil e no exterior
Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia, professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco e professor colaborador da Cesar School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados), do Recife. Meira foi o único palestrante brasileiro na Bett UK, maior evento de Educação e Tecnologia do mundo.
O mineiro Tião Rocha, idealizador e diretor-presidente do CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, antropólogo, educador popular, folclorista.
Dado Schneider, doutor em Comunicação pela PUC/RS, professor, pesquisador, conselheiro de empresas e palestrante nacional e internacional. Foi o criador da marca Claro e evangelista digital do Magalu em sua virada digital.
Gil Giardelli, professor, colabora com a Fundação Dom Cabral, PUC/RS, ESPM, Insper, e nos últimos anos lecionou nos MBAs da ESPM, FIA-LABFIN/PROVAR e da INEPAD-USP. Lecionou como professor convidado em Stanford University, Imperial College e MIT. Faz parte do MediaX da Universidade de Stanford, onde pesquisa o impacto da inovação, o futuro do trabalho, Robots e Humanóides e a transformação digital no mundo dos negócios.
Lucia Santaella, pesquisadora 1A do CNPq e professora titular da PUC-SP. Foi pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Publicou 54 livros e organizou 29, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).
Rossandro Klinjey, cofundador e embaixador da Educa, é psicólogo, palestrante e escritor especializado em saúde mental e desenvolvimento humano. Klinjey é professor do mestrado em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoal na PUC-RS e professor convidado do curso de Felicidade da UNICAMP (SP). Consultor da Rede Globo em assuntos relacionados a comportamento, educação e família e colunista da Rádio CBN, onde apresenta as colunas "O Divã de Todos Nós" e "Saúde Integral".
Edgard Gouveia, diretor da Epic Treinamento e Desenvolvimento Humano. Palestrante em diversos TEDx e consultor internacional na Europa, América do Norte e Ásia, onde aplica tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação não Violenta e Jogo Oasis.
Sidnei Shibata, responsável pela operação da Khan Academy na América Latina, tem como objetivo disseminar a plataforma como um recurso educacional suplementar para redes, professores e estudantes. Traz experiências das indústrias de telecomunicações, tecnologia e consultoria em empresas nacionais e multinacionais.
Confira a programação completa da Bett Brasil 2023 e faça já sua inscrição.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação