20 dez 2022

CIEB realiza o lançamento do Relatório Guia Edutec 2022

Redação Bett Blog
CIEB realiza o lançamento do Relatório Guia Edutec 2022
Estudo mostra um retrato do nível de adoção de tecnologia pelas escolas públicas brasileiras

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) realizou na quinta-feira (15), de forma online, o lançamento do Relatório Guia Edutec 2022, que traz um retrato do nível de adoção de tecnologias na educação pública brasileira. O objetivo é orientar gestores na elaboração de plano de inovação para as redes de ensino dentro das dimensões de uma escola conectada. 

O levantamento feito com cerca de 104 mil escolas – o equivalente a 75% das unidades escolares do país – indicou que 81% dos gestores consideram o uso de tecnologias digitais como fator positivo na melhora da qualidade e equidade educacional, além do desenvolvimento nos processos de ensino e aprendizagem. 

Entretanto, 46% dos respondentes declararam que não há nenhum programa ou projeto implementado nas instituições de ensino para promover a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas. Já com relação ao acesso à internet, apenas 47% dos entrevistados informaram que há disponibilidade de conexão em todo o ambiente escolar. 

“Os dados mostram que se não fizermos investimentos significativos, a infraestrutura continuará sendo o gargalo de uma Política Nacional de Tecnologia Educacional. Pois, ela é uma condição viabilizadora para que as escolas possam desenvolver competências digitais tanto de professores quanto de alunos”, afirmou Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.

Diretora-presidente do CIEB falou sobre os principais resultados do Relatório Guia Edutec 2022

Diretora-presidente do CIEB falou sobre os principais resultados do Relatório Guia Edutec 2022

Para Dellagnelo, o país progrediu na inclusão de temáticas de tecnologia, currículo e formação de professores, porém é preciso ainda mais: “Se não investirmos em conectividade e equipamentos para viabilizar o uso da tecnologia, não vamos avançar na velocidade necessária para transformar a educação no Brasil”, completou. 

Evento online reuniu representantes do CIEB e o secretário de Educação Básica do MECEvento online reuniu representantes do CIEB e o secretário de Educação Básica do MEC

Evento online reuniu representantes do CIEB e o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo

O evento contou ainda com a participação do secretário de Educação Básica do Ministério de Educação (MEC), Mauro Luiz Rabelo, além das presenças de Carolina Miotto, gerente-executiva do CIEB, Maúna Rocha, gerente de Inovações e Tecnologias Educacionais do CIEB e as especialistas em Educação e Tecnologia do CIEB, Júlia Borges, Larissa Rosa e Raquel Costa.

O Relatório Guia Edutec 2022 é o primeiro de uma série de análises que serão publicadas pelo CIEB. Para conferir o estudo completo, clique aqui. Se perdeu ou desejar rever a transmissão de lançamento, acesse o canal da entidade no Youtube.

Tags

  • Escola Conectada
  • Guia Edutec
  • tecnologia

Categories

  • Inovação
Voltar ao Bett Blog
Loading

Veja também

Loading
  • Corda muito esticada

    27 jan 2023 Bett Brasil na mídia