Conexão Bett: especialista explica as tendências que estão transformando a educação
Em novo episódio do Conexão Bett, o vice-presidente de estratégia global da Instructure, Ryan Lufkin, explicou as tendências que estão transformando a educação como Inteligência Artificial (IA) e as microcertificações. Ele falou sobre como precisamos superar o desafio da conversa inicial que a IA aberta do ChatGPT serve para trapacear e mudar o foco para a avaliação da aprendizagem sob três pilares principais: eficiência, eficácia do professor e o sucesso do aluno.
O executivo salientou que já é possível ver uma abordagem mais evoluída em relação à IA, com o objetivo de economizar o tempo dos professores e deixá-los com concentração total na sala de aula. E, com os alunos, auxiliar nas lições de casa com um tutor de IA, que pode responder suas perguntas imediatamente. “Sempre existe o medo que a tecnologia substitua de alguma forma os educadores. Nós, simplesmente, não vemos isso. Os educadores são a magia. Pensamos apenas que as ferramentas com IA permitem que eles alcancem os alunos de uma forma mais ampla e personalizada”, disse o executivo.
Assista ao episódio completo:
Sobre as microcertificações, que são experiências de aprendizagem mais curtas, Lufkin abordou como ajudam os profissionais a continuarem competitivos no mercado de trabalho ao aprimorar e requalificar habilidades ou até se preparar para carreiras adicionais. “Há alguns anos, o Google suspendeu a exigência do diploma de bacharel e passou a aceitar certificados em programação e outras habilidades. Isso é um sinal de uma mudança no mercado: talvez o diploma de bacharel completo não seja mais necessário para algumas vagas. Você pode fazer certificados focados em certos conjuntos de habilidades”, exemplificou.
O especialista acredita que o impacto das micro-certificações no Ensino Superior é diminuir as barreiras para a entrada nas universidades e propiciar aos alunos um controle maior da sua experiência e formação. Isso porque com um programa mais focado em habilidades e credenciais, o aluno não precisa se comprometer com quatro anos tradicionais de uma graduação, o que traz mais flexibilidade e garante que em um período de um ou dois anos, por exemplo, já tenha aprendido um conjunto de habilidades suficientes para oferecer ao mercado de trabalho.
Além do Youtube, o Conexão Bett também está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts, entre outras e no portal do Educador21.
O programa de entrevistas é mais um espaço de diálogo da Bett Brasil com diversos especialistas, que trazem um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes e atuais do setor educacional. Ative as notificações na sua plataforma favorita para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Inovação