10 mai 2022

Confira como foi a cerimônia de abertura da Bett Brasil 2022

Confira como foi a cerimônia de abertura da Bett Brasil 2022
Cerimônia de abertura da Bett Brasil refletiu a emoção dos corredores lotados da área de expositors

O primeiro dia da Bett Brasil 2022, maior evento de inovação e tecnologia em educação da América Latina, deixou o pavilhão da Transamérica Expo Center, em São Paulo, transbordante de emoção. Havia, enfim, chegado o grande dia do tão esperado reencontro da comunidade educacional, depois de dois anos de afastamento em virtude da pandemia do coronavírus. Desde cedo, os corredores do espaço de expositores foram ocupados por repetidas cenas de beijos, abraços e gritos de alegria — que se transformavam rapidamente em olhares atentos e concentrados dentro dos quatro auditórios onde aconteciam as palestras do Congresso e do Fórum de Gestores.

A cerimônia de abertura teve início pontualmente às 11h30, e refletiu todo esse sentimento de retomada. A diretora da Bett Brasil, Claudia Valério, relembrou os momentos difíceis logo no início desse longo caminho, e prestou uma homenagem àqueles que não estavam mais presentes lembrando, em especial, do Conselheiro da Bett Brasil Miguel Thompson, falecido no ano passado.

“Não somos mais os mesmos. Mas mantivemos acesa a chama do propósito da Bett e conseguimos chegar até aqui. E agora precisamos continuar a obra daqueles que se foram, e cada vez mais contribuir para o legado que deixaram. Para além do lado negativo da pandemia, devemos continuar a construir, a cocriar a educação”, disse Claudia Valério.

Compuseram a mesa do cerimonial o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, o presidente do SEBRAE Nacional, Carlos Melles, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Luiz Miguel Garcia, a Secretária de Educação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, e a vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), Amábile Pacios .

Luta a partir de agora é para recuperar o déficit de aprendizagem

Depois de 20 anos de ausência, um ministro da Educação volta a prestigiar o evento. O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga transitou pela área de expositores, onde o Ministério da Educação (MEC) mantém um estande, e também participou da cerimônia de abertura. Destacou, na sua fala, a importância do tripé da política implementada pela sua pasta no governo federal: diagnóstico do déficit de aprendizagem, combate à evasão escolar e conectividade da educação brasileira.

“O meu trabalho à frente do ministério é viabilizar o plano de recuperação da educação no pós-pandemia. Nossa diretriz é atuar pela recuperação da aprendizagem e na transformação digital da educação brasileira”, resumiu Godoy, destacando os recentes investimentos feitos no programa Educação Conectada, que prevê sua universalização até o fim deste ano, e na criação da plataforma de avaliação diagnóstica e formativa do MEC 

Já o presidente do SEBRAE Nacional, Carlos Melles, destacou o trabalho realizado nos últimos anos, de identificação das melhores práticas de educação empreendedora em todo o país, que culmina, durante a Bett Brasil, com a entrega do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Em sua segunda edição, há 50 finalistas, contemplando projetos de todos os estados brasileiros. Os nomes dos vencedores nacionais serão revelados no próximo dia 12 de maio, durante o evento.

Visivelmente emocionado, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Luiz Miguel Garcia, destacou o momento como sendo um dos marcos do renascimento da educação brasileira, que mostra o comprometimento dos educadores de todo o país. “Obrigado a todos que mantiveram acesa a chama da educação e por consequência, da esperança”, resumiu o dirigente.

 

Loading