Delegação Bett UK conecta educação brasileira às principais tendências globais
)
Cinco dias de imersão em inovação educacional, unindo aprendizado, conexões e visitas técnicas a algumas das instituições mais renomadas do Reino Unido. Assim foi a experiência da Delegação Bett UK, organizada pela Bett Brasil, que levou neste ano mais de 200 brasileiros entre secretários municipais e estaduais, educadores, mantenedores e representantes de empresas do setor para uma jornada em Londres.
A programação oficial incluiu participação na Bett Show UK, o maior evento global de educação e tecnologia, e visitas exclusivas a escolas e universidades britânicas, como a Cardinal Vaughan Memorial School, Wellington Primary School, Oxford University, Lansbury Lawrence Primary School, Grey Coat Hospital, St John XXIII Primary School, King's Cross Academy, King's College e Open University, entre outras.
“O importante dessa delegação é não apenas a visita ao Bett Show UK como um todo, mas conhecer a vanguarda da educação mundial, uma vez que o evento reúne pessoas de diversos países”, afirma a diretora geral da Bett Brasil, Claudia Valério.
Ela avalia que a diversidade do grupo deste ano, que incluiu representantes da educação básica ao ensino superior, redes públicas e privadas, enriqueceu ainda mais as interações. “A delegação vai muito além porque ela também cria muitas conexões”, destaca.
Para o presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia, a experiência foi uma oportunidade única de interlocução com o cenário global. “Uma das questões que mais chamaram a minha atenção foi a inteligência artificial, presente em muitas discussões. Ao mesmo tempo, visitamos Oxford, uma das universidades mais tradicionais do mundo, o que trouxe equilíbrio entre debates sobre tecnologias emergentes e a ciência já conceituada e estabelecida das grandes universidades”, diz.
Visitas exclusivas a instituições britânicas de ensino trouxeram um novo olhar sobre a educação para brasileiros. Foto: Bett Brasil
As visitas técnicas renderam reflexões e inspiração. A secretária de educação de Cascavel (PR) e presidente da Undime Paraná, Marcia Aparecida Baldini, destaca que as escolas britânicas apresentaram novas possibilidades. “As visitas foram excelentes, porque revelaram muitos campos de possibilidade em relação ao uso da inteligência artificial e a novas modelagens de salas de aula com foco em metodologias ativas, o que possibilita aos alunos uma interação melhor entre eles e com os professores”, comenta.
Já a diretora da Tríade Educacional, Lilian Bacich, ressalta a importância do encontro no King's College, que abordou formação de professores e avaliações para aprendizagem. “Foi sensacional, um espaço de trocas e construção coletiva. Conhecemos o Colabits, ferramenta desenvolvida pelo brasileiro Arthur Galamba, e saí inspirada para levar informações relevantes para desenvolver no Brasil”, afirma.
Um dos destaque da viagem foi a Bett Show UK, realizada no ExCeL London, onde os brasileiros tiveram acesso aos três dias de evento. Para o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Alexandre Marino, estar presente no evento é essencial para acompanhar a velocidade das mudanças no setor. “Vivemos um mundo de constante transformação e é muito importante estar atualizado e na vanguarda dessas inovações. Este ano foi a 9ª vez que participei da Bett Show UK”, revela.
Especialistas destacaram nos painéis da Bett Show as principais tendências da educação que estão por vir. Foto: Bett Brasil.
O coordenador de TI do Colégio Damas, em Recife, Alberto Brasileiro, reforça a relevância de unir tradição e inovação. “Apesar de estarmos no mercado há 187 anos, temos uma metodologia inovadora. Estar na Bett Show UK faz toda a diferença porque conhecemos o que há de mais novo no mercado e podemos levar isso para contribuir com a aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta.
Combinando experiências práticas, debates sobre o futuro da educação e oportunidades de networking, a Delegação Bett UK 2025 proporcionou conectar o Brasil às principais tendências globais do setor de educação.
Delegação Bett UK 2026
Se você é gestor, mantenedor, educador ou profissional ligado à educação, as inscrições para a Delegação Bett UK 2026 já estão abertas. Para participar, basta preencher o formulário disponível AQUI.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação
- Gestão Educacional