Delegação Bett UK: encontro no Parlamento Britânico visa promover parcerias entre Reino Unido e Brasil
Um grupo de gestores da rede pública brasileira foi recebido na tarde desta segunda-feira (22) por membros do governo britânico no Palácio de Westminster para discutir sinergias educacionais entre Brasil e Reino Unido, além de troca de experiências e possíveis parcerias entre os países.
“Desejo que aproveitemos esta oportunidade para trocar ideias que contribuirão significativamente para o diálogo que temos entre nossos países”, declarou Rupert Daniels, diretor do Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido, ao dar as boas-vindas à comitiva brasileira. Entre os temas abordados, Daniels citou tecnologias, aprendizagem de línguas, concepção de currículos e desenvolvimento de competências.
Marco Longhi, membro do Parlamento, salientou que o Reino Unido e o Brasil têm uma “longa história de cooperação”. “Nossos valores semelhantes nos dão uma base sólida para aumentar e aprofundar nossos laços. Existem muitas áreas em que nossas experiências se complementam”, afirmou.
O governo britânico tem, atualmente, parcerias de intercâmbio com estados e municípios do Brasil, como a rede estadual da Paraíba, que oferece uma temporada de três meses de estudos no Reino Unido para cerca de 100 alunos do ensino médio a cada ano. “É um privilégio para o Reino Unido receber esses estudantes”, afirmou Longhi. A intenção dos britânicos é ampliar acordos como esse e receber cada vez mais jovens das escolas públicas do Brasil.
Durante o evento, todos tiveram a oportunidade de conhecer o que já existe e discutir novas possibilidades. “Estamos conhecendo iniciativas extraordinárias, que poderão se transformar em mais parcerias para beneficiar nossas políticas públicas de educação”, disse o secretário de Educação da Paraíba, Antônio Roberto de Araújo Souza.
“Foi importante para o Distrito Federal estar presente para conhecer formas de potencializar parcerias, tanto com o governo britânico, como com outros parceiros que estão aqui hoje”, afirmou Luan Lopes Leite, subsecretário de tecnologia do DF.
A programação da comitiva vai se estender até sexta-feira (26), com mais visitas a escolas, instituições de ensino superior, além, é claro, da participação na Bett UK maior evento de Educação e Tecnologia do mundo. A delegação brasileira conta com o apoio do Consulado Geral Britânico e Edlatam Alliance e a parceria do Google For Education, Samsung e Systemic Bilingual.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação
- Gestão Educacional