Educação midiática: como combater fake news nas escolas
A era digital trouxe uma série de benefícios para a sociedade, mas também trouxe novos desafios, como a disseminação de fake news. Estas notícias falsas são fabricadas intencionalmente para enganar as pessoas e podem influenciar opiniões, hábitos e até mesmo gerar violência. Um dos caminhos para o combate à desinformação é a educação midiática, processo que visa a ensinar a população a ser crítica com as informações que recebe, identificar fontes confiáveis e verificar a autenticidade de notícias compartilhadas, principalmente, no ambiente online.
Em entrevista ao Conexão Bett, a presidente do Instituto Palavra Aberta e vice-presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Patricia Blanco, explica por que as fake news se espalham tão rapidamente, a importância da implementação da educação midiática nas escolas e como os educadores podem atuar na luta contra notícias falsas, entre outros assuntos.
O programa de entrevistas é mais um espaço de diálogo da Bett Brasil com diversos especialistas, que trazem um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes e atuais do setor educacional.
Assista ao episódio abaixo:
Além do Youtube, o Conexão Bett também está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts, entre outras.
O programa, publicado quinzenalmente, é mais um espaço de diálogo da Bett Brasil para conectar você com a comunidade educacional. Ative as notificações na sua plataforma favorita para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Metodologias de Ensino