Educação pública tem destaque na Jornada Bett Nordeste
Nos últimos anos, Pernambuco alcançou inúmeros avanços na política pública na área de Educação e segue apresentando resultados que têm destaque nacional. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o pelo Ministério da Educação (MEC), o Estado superou a média nacional no Ensino Médio. Os dados destacam Pernambuco com nota de 4,5, enquanto a média nacional ficou em 4,3.
Outro ponto de destaque do Estado é a universalização do acesso à educação integral para o Ensino Médio. Segundo dados do Censo Escolar 2023, do Inep, 66,8% das escolas da rede estadual são de tempo integral, o percentual está acima da média nacional, que figura em 21,9% e supera a meta do Plano Nacional de Educação que é de 25%.
Não por acaso, a cidade do Recife foi o local escolhido para receber a Jornada Bett Nordeste, evento itinerante realizado pela Bett Brasil, com co-realização do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), nos dias 4 e 5 de setembro, no Recife Expo Center.
“Com os eventos regionais, a Bett Brasil mantém o propósito de promover conexões e diálogos durante todo o ano, ampliando o seu alcance ao incluir na conversa mais educadores para pensar a educação brasileira que queremos para o futuro. A escolha pela capital pernambucana não foi ao acaso, a educação no Nordeste é uma das que mais evoluiu nos últimos anos, fruto de um trabalho consistente e contínuo na rede pública e privada”, diz Claudia Valério, diretora geral da Bett Brasil.
A Jornada Bett propõe a reflexão sobre os desafios, tendências e perspectivas da educação básica – pública e privada – no Nordeste e no Brasil. Estarão presentes secretários municipais de educação, líderes, mantenedores, gestores, professores e especialistas do setor educacional.
O evento conta com o apoio de entidades educacionais renomadas, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado da Paraíba (Sinepe-PB) e o Sebrae.
A abertura será no dia 4 de setembro, às 10h, e contará com as presenças do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, da presidente da Undime-PE, Andreika Asseker Amarante, e do presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PE), José Ricardo Diniz.
“A Jornada Bett Nordeste será um momento de muito aprofundamento em temas que fazem parte do cenário nacional e local para melhoria da educação. Pensar em Inteligência Artificial, competências socioemocionais, inclusão e outros assuntos, que impactam diretamente a qualidade do ensino, é o caminho para uma educação que atenda aos anseios de formação humana e de qualificação profissional”, afirma a presidente da Undime-PE, Andreika Asseker Amarante.
Andreika avalia que o evento será importante para trocas de experiências entre os educadores e o acesso às novidades em soluções educacionais, o que pode contribuir na formação de professores, das equipes técnicas e dos dirigentes municipais de educação na condução do planejamento das políticas públicas em educação. “A Undime-PE apoia eventos de qualidade como a Jornada Bett Nordeste e atua na representação, na formação e na luta em defesa da educação pública, gratuita e com qualidade junto aos municípios do estado”, destaca.
Programação para área pública
A Jornada Bett Nordeste promoverá uma série de painéis de debate sob o tema central: “Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Emocional (IE) na educação: o que devemos aprender?”. Serão discutidos assuntos fundamentais do setor, como ética digital, aprendizagem personalizada, emoções e liderança inclusiva, com mais de 50 palestrantes divididos em três auditórios.
Entre as sessões voltadas para educação pública, destacam-se: "Inovar para transformar: a inovação na educação do Recife", no dia 04/09, às 16h, com Marcelo Dantas, gerente geral de Inovação da Secretaria de Educação do Recife.
No mesmo dia, às 15h, terá o painel “Experiências práticas com IA na educação”, com Paulo Alexandre Filho, professor da rede pública estadual de Pernambuco, Cesar França, professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Karla Vidal, idealizadora do ProfLab, programa de formações criativas para professores no Recife.
Já no dia 05/09, às 14h15, acontecerá o debate "O impacto da Inteligência Artificial e gamificação na transformação educacional do município de Domingos Mourão (Piauí)", com a participação da dirigente municipal de educação de Domingos Mourão/PI, Érica Graziela Benicio; e do CEO da Jovens Gênios, Bernard Caffé.
Entre outros palestrantes confirmados, estão: Pierre Lucena, diretor presidente do Porto Digital, Rossandro Klinjey, psicólogo e escritor; Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Paula Leão, diretora da Escola Vila Aprendiz; Patrycia Alves, gerente de Inovação na Universidade de Pernambuco (UPE), Léo Chaves, fundador do Instituto Hortense, Carla Tieppo, neurocientista, e Gil Giardelli, escritor e professor.
Para participar da Jornada Bett Nordeste, é possível realizar a inscrição como “congressista”, com acesso a todo o conteúdo e área de exposição, ou como “visitante”, com acesso às palestras da Bett Arena (auditório gratuito), além da área de exposição. Para se inscrever, clique aqui.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação