Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

2-3 Out 2024

Bett Blog

24 abr 2024

Educação socioemocional nas escolas é tema de painel na Bett Brasil

Redação Bett Blog
Educação socioemocional nas escolas é tema de painel na Bett Brasil
Especialistas debatem a importância do desenvolvimento socioemocional nas escolas

Mais do que nunca, abordagens sobre comportamento e emoções ganham destaque em nossa sociedade. E não é para menos, uma vez que ansiedade e depressão já são consideradas as doenças do século. Para debater esse tema no âmbito da Educação, a Bett Brasil trouxe aos congressistas um painel especial sobre a importância do desenvolvimento socioemocional nas escolas, com Cristina Zukowsky Tavares, docente e pesquisadora da Viver Editora, e Gisele Aparecida Alves Mizuta, executive manager do Instituto Ayrton Senna. A moderação foi de Maria Inês Fini, presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi).

Cristina dividiu com os presentes sua experiência à frente do projeto Viver, que trabalha conceitos socioemocionais a partir de publicações impressas e cinebiografias com crianças e adolescentes. “Desenvolvemos materiais que façam sentido para alunos, escolas e família. Temos uma experiência na Fundação Casa de Osasco que trouxe resultados muito positivos, inclusive com os pais desses jovens. Ajudamos a empoderar pais fragilizados, para assegurar um desenvolvimento mais assertivo nos filhos”, explicou. 

Já Gisele Aparecida Alves Mizuta apresentou estudos que mostram o impacto do desenvolvimento de habilidades socioemocionais na infância, e os ganhos futuros que as crianças têm ao serem estimuladas à prática. “Já sabemos que a busca por esse desenvolvimento melhora os resultados educacionais, intrapessoais e sociais. São crianças que crescem com melhor desempenho nos estudos, na carreira, na renda e com menos transtornos emocionais e psicológicos”, revelou à plateia.

Mizuta destacou ainda que a escola tem um papel fundamental no fomento a essas habilidades, um trabalho que deve ser coordenado e receber apoio de toda comunidade escolar e da família. “Devemos engajar professores e família nesse projeto. Da mesma forma como buscamos melhorar o currículo escolar, precisamos elaborar o currículo socioemocional de nossos alunos”, enfatizou. A moderadora do painel, Maria Inês Fini, completou: “Trabalhamos com valores na escola que precisam ser reforçados em casa. Se isso não for confirmado na prática cotidiana da família, isso será diluído. Temos que educar também as famílias”. 

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Estratégias de Aprendizagem
Voltar ao Bett Blog
Loading