24 out 2022

Entrevista com Carol Stancati, diretora da Red Balloon English Solutions: Inovação, gestão escolar e ensino de língua inglesa

Redação Bett Blog
Entrevista com Carol Stancati, diretora da Red Balloon English Solutions: Inovação, gestão escolar e ensino de língua inglesa

A Bett Brasil realizou no início do mês de outubro a 3ª Jornada Bett Recife. Entre outros palestrantes convidados, Carol Stancati, diretora da Red Balloon English Solutions, com quem o Bett Blog conversou sobre Gestão Escolar e inovação na aprendizagem.

 

Bett Blog: Para a gestão de escolas particulares, de que forma a Red Balloon English Solutions ajuda gestores e mantenedores? Neste aspecto, como manter uma boa conversa com as famílias desde a matrícula? E como é possível auxilia a promover o corpo docente em seu desenvolvimento e na aprendizagem de toda a equipe?

Carol Stancati: Somos a vertical da Red Balloon que presta consultoria em língua inglesa para escolas e, neste sentido, acreditamos que qualquer projeto dentro da escola só decola e ganha robustez se toda a comunidade escolar estiver sensibilizada e engajada.

Quando falamos em ensinar inglês para crianças, é muito importante ter boas metodologias de ensino. É preciso inserir esse novo idioma na vida delas de uma forma lúdica e divertida. E é isso que a Red Balloon faz ao oferece uma metodologia única e inovadora.

Ao ser introduzida na escola, a Red Balloon realiza a consultoria e alinha com a alta gestão, com coordenadores para entender quais são as necessidades daquela escola, trazendo assim uma solução personalizada dentro da escola. Dentro dessa solução personalizada, construímos plano de ação para o encantamento da comunidade em que estamos adentrando. Fornecemos também todo o material didático, plataforma para conversar com os pais, planejamento completo, apoio na contratação de coordenadores, formação das equipes, acompanhamento pedagógico e suporte constante à escola. Também orientamos e sensibilizamos os pais, realizamos campanhas, disponibilizamos ferramentas e suporte estratégico de Marketing. Fazemos conexão global e damos abertura em feiras internacionais.

 

Bett Blog:  Que tipo de gestão deve ser desenvolvida para promover uma escola que tenha iniciativas inovadoras? O que você destacaria como os passos mais importantes?

Carol Stancati: O mundo está em constante mudança e as inovações tecnológicas são as grandes marcas da atualidade. Fazer com que os alunos tenham acesso à tecnologia é muito importante, porém, a inovação pode ir muito além deste aspecto. Para isso, também é fundamental experimentar uma gestão com pensamento inovador, estimulando toda equipe e os alunos a pensar “fora da caixa”.

 

Bett Blog: Quais são as competências e habilidades do século XXI que o líder ou gestor escolar precisa estimular que sejam mais exercitadas nas escolas, em especial, entre os alunos do Ensino Básico?

Carol Stancati: Considero que as principais habilidades e competências são a flexibilidade, criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Também podemos citar a capacidade de se conectar e interagir com os outros, ou seja, empatia, além da comunicação, pensamento crítico e liderança. Ao desenvolver estas habilidades, o aluno entende como se colocar no mundo e relacionar-se com ele, trabalhando assim a resolução de problemas complexos, inteligência emocional e a flexibilidade cognitiva.

É essencial encorajar os professores a propor diferentes trabalhos e atividades, dentro e fora das salas de aula, que debatam temas como política, sustentabilidade, diversidade, empreendedorismo, preconceito, entre outros, a fim de contextualizar questões tão atuais e estimular o senso crítico dos alunos.

Por meio do English Solutions, conseguimos facilitar o planejamento do gestor e oferecer uma solução personalizada, com muita qualidade envolvida. Para os alunos, aprender como a nossa metodologia significa não só a fluência na língua, mas um ganho na formação individual e cidadã.

 

Bett Blog: Por que a sua empresa decidiu participar da Jornada Bett em Recife? Qual a sua visão sobre o cenário educacional na região nordeste do país?

Carol Stancati: A Red Balloon tem um relacionamento de longa data com a Bett. Inclusive, em maio, marcamos presença na Bett Brasil, onde pude falar no Fórum de Gestores sobre a “matemática do sujeito bilíngue”. Portanto, nós sabemos da influência positiva que a Bett tem no ramo da Educação. Apesar de estados do Sudeste, como São Paulo, liderarem o Índice de Oportunidades da Educação Brasil (Ioeb) 2021, a região Nordeste foi a que mais avançou em relação aos resultados de 2017. Ao todo, o Nordeste reuniu 70% dos municípios que mais tiveram crescimento no Ioeb. Pensando nisso, a Red Balloon quer se conectar ainda mais com o público do nordeste do país, levando um pouco dessa metodologia da Red Balloon para a região.

 

Bett Blog:  Pensando no longo prazo, quais são os próximos passos da sua empresa para contribuir com o cenário educacional do país, em relação a novas soluções e serviços? Pode adiantar alguma novidade?

Carol Stancati: A Red Balloon passou por um período de reformulações nos últimos meses. Tivemos o reposicionamento da frente B2B recentemente, com a adoção do nome English Solutions, visando deixar mais evidente as soluções da marca para as escolas.  Essa reformulação representa um novo período da marca no geral, que quer se firmar na Educação Básica. Com certeza, estamos planejando outras novidades, que serão mencionadas publicamente mais adiante.

 

Carol Stancati é diretora da Red Balloon English Solutions – Mestre em educação pela PUC-PR e pela Griffith University, na Austrália, tem mais de 15 anos de experiência como professora e assessora pedagógica em Língua Inglesa.

Tags

  • aprendizagem
  • de
  • educacional
  • educao
  • Estrategias
  • gestao
  • inovao

Categories

  • Gestão Educacional
Voltar ao Bett Blog
Loading

Veja também

Loading