Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

2-3 Out 2024

Bett Blog

23 abr 2024

Especialistas se reúnem na Bett Brasil para dialogar sobre a educação pública brasileira

Redação Bett Blog
Especialistas se reúnem na Bett Brasil para dialogar sobre a educação pública brasileira
Novidade da 29ª edição da Bett Brasil, área exclusiva para o setor público conta com exposição, lounge e palestras sobre os desafios e perspectivas do segmento

A 29ª edição da Bett Brasil conta com uma área exclusiva para o diálogo em torno da educação pública no Brasil, uma das novidades deste ano. No primeiro dia do evento, um dos assuntos discutidos no auditório abordou o tema: "A experiência e a prática: como o Paraná ensina computação a mais de 530 mil estudantes”.

Foi apresentado o case de ensino público do estado do Paraná, que despertou o interesse dos alunos do Ensino Fundamental por programação de softwares. Os estudantes que participaram da experiência relataram em vídeo o quanto o programa foi desafiador e melhorou o interesse, o raciocínio e o desempenho deles.

Para o secretário de educação do Paraná e um dos debatedores do painel, Roni Miranda, o auditório dedicado à educação pública é uma iniciativa valiosa da Bett. “Hoje, a maioria dos estudantes é da rede pública e é crucial compartilhar o que acontece na área. As secretarias estaduais e municipais também estão se inserindo nesse processo de modernização. O case do Paraná insere uma experiência de trabalho e de ensino que é muito rica para compartilhar”. Participante do painel, a psicanalista e pedagoga, Thais Pianucci, diretora-geral da Alura Start, comentou que o “letramento digital é a nova forma de inclusão”.

Outro painel realizado no auditório dedicado à educação pública trouxe a temática da violência no ambiente escolar, com o tema Escola Livre de Ódio: saiba como combater o extremismo na sala de aula. A partir de estudo realizado pela Porvir - plataforma de conteúdo em educação - debateu-se como enfrentar o crescente ambiente de ódio e o extremismo nos últimos anos também em sala de aula.

O levantamento mostra que existe uma relação direta entre extremismo e desinformação. Alunos e comunidade escolar são bombardeados por desinformação no ambiente online. Os algoritmos referendam as preferências de suas atividades online, e passam a enviar mais e mais conteúdos que não submetem as pessoas ao contraditório.

Esse ambiente contribui para o crescimento de ódio e de ataques nas escolas. Esses fenômenos, antes observados apenas em outros países, tiveram crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos. Os alvos principais para os ataques de ódio são os vistos como diferentes: mulheres, pessoas negras e indígenas e a comunidade LGBTQIA+.

Porvir-Educação-Pública-2024

Além da moderação de Tatiana Klix, diretora do Porvir, o painel contou com a participação da professora da secretaria de educação do Distrito Federal há 24 anos, Margareth Alves, e do professor da Rede Pública Estadual de Sergipe e coordenador do Observa! Observatório de Fake News, Ronney Santos, que apresentaram suas experiências na conscientização da comunidade escolar sobre como enfrentar esse ambiente hostil.

“Desenvolver respeito às diversidades e letramento midiático é um dos focos dos projetos que desenvolvemos para que os alunos se sintam acolhidos”, diz Margareth. Já Ronney destacou os principais tipos de desinformação, baseados em estudos da universidade Harvard. “Criei um perfil fake e acabei indo para dentro de bolhas nas quais os algoritmos trazem cada vez mais desinformações, se utilizando de discursos que focam na fragilidade das emoções das pessoas para captar adeptos. A partir da experiência, desenvolvemos estratégias de como combatê-las”.

Também foram discutidas questões ligadas à qualidade e acesso à educação, futuros sustentáveis e parcerias entre governo e setor público.

A Bett Brasil segue até sexta-feira (26), no Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento pode ser feito diretamente no local. A visitação é gratuita.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
Voltar ao Bett Blog
Loading