10 ago 2022

A importância da redação na vida pessoal e profissional

A importância da redação na vida pessoal e profissional
A redação é um instrumento primordial em diversos âmbitos da nossa vida. Esse elemento é muito importante para ser aprovado em um vestibular, assim como ao longo de toda a vida profissional e pessoal.

Você já se perguntou qual é a importância da redação na vida pessoal e profissional? Nos dias de hoje, a comunicação é um dos pilares para nos sairmos bem em uma entrevista de emprego, convivermos socialmente e até alcançarmos muitos dos nossos sonhos.

A todo momento, estamos cercados por informação, e cada vez mais, tudo chega “pronto”. Na verdade, são tantas variações, novidades e atualizações que se torna difícil manter o foco em algo, não é verdade?
Por isso, atualmente, para muitos jovens e, inclusive adultos, escrever ainda é um desafio. Para outros, é comum a ideia de estudar redação para ser aprovado em um processo seletivo, ganhar uma bolsa de estudos ou garantir a vaga sonhada em um concurso. As pessoas, no entanto, não percebem que isso vai além de algo temporário, pois a importância da redação na vida pessoal e profissional é o principal motivo pela qual devemos estudá-la. Saiba mais!

A importância da redação na vida pessoal e profissional

 

A importância da redação na vida pessoal

Em primeiro lugar, não podemos deixar de destacar que não só a forma como queremos receber uma mensagem, mas a maneira como nos comunicamos é fundamental para o nosso relacionamento social. Na vida profissional, quanto maior é a eficiência na nossa comunicação, maior será a produtividade das nossas ações. A escrita, em especial, é uma das principais formas de nos expressarmos. É preciso, contudo, ter muito cuidado com o que está sendo dito, seja em uma simples mensagem do dia a dia, seja em conteúdos mais complexos, afinal, ao errar uma vírgula, podemos mudar o contexto de toda uma frase.
Além disso, muitos terapeutas e psicólogos recomendam, durante as sessões de psicoterapia, o uso da escrita como forma de organizar os pensamentos e manter o convívio com o outro mais leve, bem como promover o autoconhecimento, entendendo como você se sente e garantindo assim, maior bem-estar.
Sendo assim, pode-se concluir que a redação, até mesmo quando a estudamos para um processo seletivo, nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos e procurar respostas para desigualdades e tantos problemas econômicos, políticos e sociais que ainda existem em nosso meio. É, portanto, uma forma de meditarmos tanto no que diz respeito a nós mesmos, como sobre a vida. Esses são alguns dos usos que, com certeza, você poderá experimentar ao aprender redação na vida pessoal e profissional e aplicá-la ao longo da vida.

A importância da redação na vida pessoal

 

A redação na vida profissional

Quando, no entanto, o assunto é a redação na nossa vida profissional, é possível citar uma série de situações. Embora algumas profissões necessitem de maior habilidade com a escrita, sempre será necessário usar as palavras para uma comunicação empresarial efetiva, seja com seu chefe, seja com os colegas de trabalho.
Ademais, um dos diferenciais que você pode demonstrar em uma entrevista de emprego é sua boa oratória - sendo essa resultado de muita leitura e escrita. Isso porque só nos comunicamos bem verbalmente quando lemos mais e, por consequência, praticamos a produção de texto.
Desse modo, desde o momento em que estamos na escola e passamos a aprender as primeiras palavras, devemos usá-las com cautela, pois elas farão parte de toda nossa vida. Essa é mais uma premissa que, portanto, nos leva à conclusão sobre a importância da redação na vida pessoal e profissional.

Sendo assim, quando estamos estudando redação para um processo seletivo, por exemplo, devemos ter em mente que esse aprendizado não é para um projeto em específico ou apenas até a aprovação. Depois que ocuparmos nossas funções, seja como advogado, jornalista, médico, engenheiro, professor e tantas outras, precisaremos recorrer a uma boa escrita. E mais: ela fará a diferença na hora de conquistarmos uma vaga de emprego ou de ganharmos uma promoção.

Os benefícios de possuir uma boa escrita

A redação na vida pessoal e profissional compreende âmbitos distintos, mas pode ser interligada em uma série de benefícios, por exemplo:

  • Criticidade

            Um dos aspectos que vale a pena destacar sobre a importância da redação na vida pessoal e profissional, é a criticidade. Quanto maior a sua habilidade com a redação, mais você será uma pessoa crítica em seu aspecto positivo, isto é, você poderá analisar as informações e contextualizar o que está ao seu redor, evitando equívocos, e sempre averiguando os dois lados de uma história antes de tirar qualquer conclusão. Isso faz de nós pessoas mais sensatas, tanto em circunstâncias pessoais, quanto profissionais.

  • Repertório sociocultural

         Quanto maior nosso repertório sociocultural, mais interessantes nos tornamos. Isso porque, na maioria das conversas que temos socialmente - em ambiente de trabalho ou não -, costumamos falar sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. A redação auxilia a exercitarmos esse repertório e nos atualizarmos cada vez mais.

  • Oratória

         Como foi dito acima, a oratória é um segmento importante da comunicação. Esse é um aspecto que pode acompanhá-lo ao longo da vida, seja para falar com grandes públicos em palestras, seja no vocabulário diário, ao se comunicar com um cliente ou paciente, por exemplo.

  • A aplicação prática da redação na vida pessoal e profissional!

        Por fim, embora muitas pessoas possam dizer que não conseguem escrever bem. A redação é uma habilidade que pode ser desenvolvida. O segredo é a prática! Se o seu desejo, portanto, é aprimorar essa habilidade, a plataforma da Corrija-me de Ensino e Correção de Redação é uma das mais indicadas, com cursos de redação, correção, revisão e dicas exclusivas por profissionais especializados. Vale lembrar que a Corrija-me é a plataforma mais completa hoje quando o assunto é redação, atendendo milhares de alunos, colégio e professores em todo brasil.

Vale ressaltar também que você não precisa participar de um processo seletivo para treinar redação e nunca é tarde demais para aprender novas técnicas de escrita. Lembre-se de que você vai sempre precisar recorrer a sua escrita, devido ao uso da redação na vida pessoal e profissional.
Para finalizar, esperamos que este artigo tenha sido relevante para você! Aproveite para anotar os pontos principais para ter sempre em mente que escrever bem é essencial para todos.
 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

 

 

Loading