Jornada Bett Nordeste reunirá especialistas no Recife para debater novas ideias e soluções para a educação
)
Nos dias 27 e 28 de agosto, o Recife Expo Center, em Pernambuco, será palco da Jornada Bett Nordeste 2025, evento itinerante promovido pela Bett Brasil em parceria com o Sinepe-PE (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco). Voltado a educadores, gestores, representantes de governo e líderes de instituições de ensino, o encontro propõe uma programação dinâmica com discussões sobre os rumos da educação básica nas redes pública e privada.
A Jornada deste ano tem como tema central “Uma nova aprendizagem para construir futuros regenerativos” e desdobra-se em quatro eixos principais: Convivência, Consciência, Cuidado e Criação. A edição propõe uma profunda reflexão sobre como a escola pode se reinventar diante dos desafios contemporâneos, com a busca por práticas pedagógicas mais humanas, criativas e inclusivas. A visitação é gratuita e pode ser feita aqui.
A área de exposição é outra atração do evento, com a presença de mais de 40 marcas com soluções, produtos e inovações voltadas para o setor educacional, criando oportunidades de networking e novos negócios com as instituições de ensino da região nordeste.
Uma das novidades desta edição é o Auditório de Educação Pública, com acesso gratuito aos visitantes e foco em debates urgentes para as redes públicas. Entre os destaques está o painel “Será que a educação pública já perdeu a Onda da Inteligência Artificial?”, no dia 28 de agosto, às 15h, com o cientista-chefe da TDS, Silvio Meira, o head de Pedagogia na Proz, professor Associado UFPE e Pós-Graduação da Cesar School, Luciano Meira, e a consultora educacional da CESAR School, Tanci Simões.
Outro importante momento do evento será a discussão “Tecnologia para todos: infraestrutura e equidade nas escolas”, no dia 27 de agosto, às 15h, com o diretor de Tecnologia e Inovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Delson Silva, e o cofundador e CBO da School Guardian, Leo Gmeiner, que vão abordar o desafio de levar conectividade com propósito pedagógico a todas as escolas do país.
Palestras inspiradoras que provocam transformação
Na programação de palestras inspiradoras, o educador espanhol Xavier Aragay, presidente da Reimagine Education, traz a provocativa pergunta: “Estamos preparados para liderar a transformação educacional que nos espera?”, no dia 27 de agosto, às 17h, abrindo espaço para debater estratégias e experiências que já estão moldando o futuro da educação em diversos países.
Já a ativista da inclusão Raquel Camara Cabral, com mais de 880 mil seguidores no Instagram, compartilha sua vivência como mãe atípica com a palestra “Cabe todo mundo no mundo”, no dia 28 de agosto, às 16h, destacando a importância da escuta, da empatia e da construção de espaços verdadeiramente inclusivos nas escolas.
Auditório Aquário e Plenária
Com um formato mais colaborativo, o auditório Aquário convida o público a interagir diretamente com especialistas. Entre os temas debatidos, está o uso prático e consciente da inteligência artificial nas escolas, com o sociólogo, pesquisador e especialista em educação e tecnologia, Daniel Magnavita, e o consultor educacional de metodologias ativas e inteligência artificial, Fernando Trevisani, no painel “Implementando a IA: o que importa para a escola”, no dia 28 de agosto, às 15h.
Outro destaque é o painel “Criar faz parte da aprendizagem”, no dia 28 de agosto, às 13h30, que traz uma pauta sobre o papel da imaginação, da autoria e da inovação na reinvenção da sala de aula, com a head de Inovação e Tecnologia Educacional da YDUQS, Cris Sanches, e a professora e designer de experiências de programas de aprendizagem, Manu Bezerra.
Público terá a oportunidade de acompanhar painéis, trocar experiências e conhecer novas soluções para educação. Foto: Bett Brasil.
Ainda no Aquário serão apresentados os painéis “Co-criando experiências de aprendizagem: desenhando redes de aprendizagem em uma sociedade pós-industrial”, no dia 27 de agosto, às 14h30, com sócio-fundador do Bootstrap Comunicação e Consultoria, Caio Vassão, e o CEO e fundador da FWK Innovation Design, Carlos Eduardo Freire Gurgel.
Outro destaque é a sessão “Queremos protagonismo ou obediência? Repensando as relações na escola”, com a CEO da Systemic Bilingual, Vanessa Tenório, e a supervisora pedagógica na escola Vila Aprendiz, Lucyana Beltrão, no dia 27 de agosto, às 16h.
Na Plenária, a agenda traz temas estruturantes para a educação do presente e do futuro. No painel “Educar para a complexidade”, a coordenadora de Projetos Educacionais da Cesar School, Carla Alexandre, e o professor e gestor do portal Design Culture, Iran Pontes, discutem como preparar estudantes para um mundo tecnológico e ético, onde criatividade e pensamento crítico são indispensáveis, no dia 28 de agosto, às 12h.
Já o debate “Competências do Século XXI: a escola está atrasada?”, com a diretora de Operações e Inovação da Sincroniza Educação, Ana Paula Manzalli, e o diretor executivo da Multitude Sistema de Ensino, Tiago Bossi, provocará uma reflexão sobre a urgência de atualizar a formação escolar, no dia 27 de agosto, às 12h.
A convivência como fundamento da aprendizagem será abordada em dois momentos: no painel “Convivência consciente: construindo uma escola de relações saudáveis”, no dia 27 de agosto, às 15h, com a fundadora da MindKids, Daniela Degani, e a professora de linguagens, Rossana Fonseca. E no debate “Por que a convivência está no centro da aprendizagem?”, com o psicólogo André Daconti Menezes e o filósofo Márcio Krauss, no dia 28 de agosto, às 11h.
Também na programação o painel “Além do Hype: o que a IA pode (de fato) fazer pela educação?”, com a diretora Acadêmica da Fluencypass, Maria Xavier, e a especialista em Design Instrucional da Casa Thomas Jefferson, Daniela Lyra, focará no uso realista e eficaz da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem, no dia 28 de agosto, às 14h.
Para participar da Jornada Bett Nordeste, há dois tipos de ingressos disponíveis: “congressista”, com acesso a todos os auditórios de conteúdo e área de exposição, por um ou dois dias. E a credencial de “visitante”, com acesso às palestras do auditório de Educação Pública, além da área de exposição durante os dois dias de evento. A Jornada Bett será realizada nos dias 27 e 28 de agosto, no Recife Expo Center, em Recife/PE.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação