03 jan 2022

Livro: “Reflexões sobre Educação Superior: A Universidade e seu Compromisso com a Sociedade”

Livro: “Reflexões sobre Educação Superior: A Universidade e seu Compromisso com a Sociedade”

Durante a vida acadêmica alguns professores universitários se envolvem com a administração da universidade em diversos níveis. Assumem a coordenação de algum órgão, a direção de alguma unidade, e eventualmente chegam até a administração superior, atuando como pró-reitores, superintendentes, e eventualmente até reitores. Foi o que ocorreu comigo. Ao longo dos anos fui assumindo diversos cargos de gestão, até chegar ao ponto de disputar a consulta para a reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cargo para o qual fui indicado pelo Governador do Estado de São Paulo para atuar de 2017 a 2021. Ao longo dessa jornada, muita coisa aconteceu, muito aprendizado, muitas discussões, muitas realizações.

Ao concluir o período como reitor da Unicamp em plena pandemia, percebi que tinha muitos textos escritos sobre diversas questões de educação superior, que escrevi desde que comecei a me envolver mais profundamente no assunto ao assumir a pró-reitoria de graduação da Unicamp em 2009. Sem pretender abordar todos os assuntos, acabei compilando cerca de 40 textos mais significativos, que refletem algum aspecto que foi suficientemente relevante para merecer um artigo. Submeti a ideia ao Eduardo Blucher, que prontamente se entusiasmou com o projeto, e decidiu publicá-lo na Editora Blucher.

Assim nasceu o livro “Reflexões sobre Educação Superior: A Universidade e seu compromisso com a Sociedade”, publicado no final de 2021. Todos os textos foram atualizados e comentados, para explicar o contexto em que foram escritos, ou para atualizar alguma informação. Entre os textos há artigos de opinião escritos para jornais, há cartas para estudantes e para a comunidade universitária, há discursos, há manifestos, há textos contando algumas iniciativas interessantes que foram desenvolvidas durante a gestão. Essa diversidade de temáticas foi organizada de acordo com os assuntos abordados, e creio que o resultado final oferece um panorama bastante amplo do estado atual da educação superior no Brasil.

O livro é, assim, um convite para o debate saudável, tão importante para o desenvolvimento de nosso sistema de educação superior e para o nosso país.

Adquira a publicação no link: https://bit.ly/3mTPP1c

Saiba mais sobre o autor:


 

Marcelo Knobel é professor titular de Física e reitor, desde abril de 2017, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É também membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Antes de assumir a Reitoria da Unicamp, dirigiu, de agosto de 2015 a novembro de 2016, o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM. Ocupou outros cargos de liderança na Unicamp, entre os quais o de pró-reitor de Graduação, de 2009 a 2013. Knobel graduou-se (1989) e doutorou-se (1996) em Física pela Unicamp. É fellow da Eisenhower Fellowships (2007), da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e da Fundação Lemann (2015). Já publicou mais de 250 artigos científicos e 15 capítulos de livros, e frequentemente escreve textos de opinião e de divulgação científica para jornais e revistas.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes:


 

Loading