O planejamento estratégico e a preparação para os futuros desafios da gestão escolar
Já parou para pensar que todas as tendências e desafios que o mundo vai ver nos próximos anos vai impactar a sua instituição de ensino e, portanto, também a sua gestão escolar? Afinal, a educação é a primeira, e talvez a principal, preparação para o futuro.
E, como aquecimento para a Bett Brasil 2024, neste artigo vamos dar dicas de como criar um planejamento estratégico bem formulado para a gestão na escola, pensando não só no presente, mas também no futuro.
Então, vamos fazer assim: você começa se preparando com essa leitura e depois já coloca na agenda a palestra completa que a Paula Jorge, Diretora Geral do isaac, vai dar sobre este mesmo tema, no dia 26/04, às 10h, no Fórum de Gestores da Bett Brasil 2024.
Comece olhando para o mercado escolar
Um bom plano de gestão da escola começa olhando o presente, mas já prestando atenção no que está por vir. Entender alguns pormenores do ensino particular atual no Brasil, por exemplo, pode trazer bons indicadores de tendências crescentes.
Você sabia, por exemplo, que mais de 20% das escolas privadas brasileiras já têm como recurso o tablet do aluno? E que quase 45% já disponibilizam notebook para seus estudantes?
Ter esse tipo de informação em mãos pode ser fundamental durante o desenvolvimento do seu planejamento escolar, pois ter essa visão ajuda você a prever quais investimentos serão necessários para que a sua escola esteja sempre atualizada e possa se destacar no mercado da educação.
Lembre-se que a escola do futuro já está sendo preparada hoje
Quando se pensa nos desafios na educação, um equívoco comum é levar em consideração apenas o que está acontecendo dentro das instituições de ensino e da área educacional. Mas a realidade é que o futuro não vai enxergar essas barreiras.
Prestar atenção nas tendências mundiais de diversas outras áreas é de extrema importância. Um bom exemplo é o crescimento exponencial que a Inteligência Artificial teve nos últimos dois anos.
Uma ferramenta tão poderosa e acessível não vai ficar de fora do dia a dia dos estudantes e não deveria ser ignorada pela sua escola. A dica aqui não é lutar contra ela, mas sim se planejar para torná-la um diferencial do seu ensino e da sua instituição, preparando de verdade seus alunos para o hoje e o amanhã.
Marque presença nos eventos de educação
O que estar presente em eventos da área educacional tem a ver com o planejamento da sua gestão escolar? Tudo, se você quiser estar verdadeiramente pronto para o futuro.
Eventos como a Bett Brasil são uma ótima oportunidade de troca de experiências, além disso, é nestes encontros que as principais tendências do mercado e do mundo são discutidas em primeira mão. Estar em reuniões como a Bett, o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, garante que o seu planejamento vai levar em conta o que está acontecendo hoje, sem perder de vista as transformações que estão acontecendo no mundo.
Leve em consideração parcerias estratégicas
Com tantos pontos a serem pensados, criar um planejamento sólido e abrangente pode parecer uma tarefa monumental. Já é assim em um planejamento que leva em consideração “apenas” o período letivo seguinte. Imagine então quando a ideia é se preparar também para os próximos anos.
Neste caso, a dica é seguir a tática do “dividir para conquistar”. Você, gestor escolar, não precisa estar sozinho, lidando com todas as áreas da sua instituição. Inserir no seu planejamento o investimento em parceiros estratégicos pode te ajudar a impulsionar a instituição a outro patamar.
Na área financeira, por exemplo, parceiros como o isaac podem ajudar a tirar a pressão do seu fluxo de caixa e aumentar a previsibilidade dos recursos que você terá à disposição. Buscar esse tipo de auxílio traz o expertise de outros especialistas para a sua gestão, enquanto você pode focar em outras áreas.
Fique de olho nos dados e notícias
Outra maneira de se criar um planejamento escolar estratégico pronto para os desafios do futuro, é estar sempre de olho nos dados e notícias mais atuais da área. Especialmente os que já levam em conta acontecimentos externos que podem influenciar os rumos da educação.
Os dados deste artigo, por exemplo, são do relatório “Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação” criado pelo isaac em parceria com o Escola Exponenciais, e que pode ser baixado gratuitamente.
Acompanhar instituições que disponibilizam este tipo de conteúdo, através de e-books e também de artigos em seus sites e blogs é uma excelente maneira de estar com os pés no presente e os olhos no futuro.
Conclusão
Lembre-se: a sociedade e o mercado de trabalho de amanhã serão formados pelos estudantes de hoje e, por isso, estar atento às tendências que acontecem fora do mercado educacional, levando em conta a sua importância no momento de planejar a gestão da sua instituição, vai ser fundamental.
Portanto, estar presente em encontros da área da educação, consumir dados atualizados sobre o mercado e dar atenção ao que está acontecendo no mundo, para além da área da educação, são pontos-chave para a criação de um planejamento estratégico escolar pronto para o futuro.
Além disso, não se esqueça que no dia 26/04 às 10h, Paula Jorge, diretora geral do isaac, e Wallace Morato, Diretor Financeiro e Executivo da escola Beit Yaacov, falam mais sobre esse assunto na palestra “Planejamento estratégico na gestão escolar: preparando-se para os desafios futuros”, na Bett Brasil 2024.
Compartilhe nas redes sociais:
*Conteúdo sob responsabilidade exclusiva do anunciante.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Bett Brasil.
Categories
- Gestão Educacional