Onde está a ética e cidadania na sociedade digital?
A Bett Brasil é um espaço para o diálogo e troca e por essa razão acolheu na tarde de quinta-feira (11) a reunião do grupo TE & TI Partners, uma comunidade que nasceu há 11 anos para promover o diálogo entre profissionais de tecnologia de escolas. Atualmente, o grupo conta com mais de 200 de instituições de ensino públicas e privadas envolvidas, além de especialistas.
“Nossa proposta é compartilhar experiências entre os profissionais de tecnologia das escolas para que tenhamos um ambiente mais seguro e saudável para todos”, explicou a idealizadora do TE & TI Partners, Grace Gonçalves.
Nesta quinta, a partir do tema “Como as tecnologias podem ser utilizadas na positivação do convívio escolar”, as advogadas Cristina Sleiman e Patrícia Peck, juntamente com doutor em psicologia e especialista em segurança digital, Rodrigo Nejm falaram sobre cidadania e ética digital.
Para Cristina, vivemos na nossa sociedade em um momento de intolerância e que tem impactado o ambiente escolar. “Também precisamos lembrar que a tecnologia muitas vezes reforça os comportamentos negativos e por mais que os pais eduquem, que os professores orientem, temos um grupo em um contexto social e o nosso desafio é ter uma abordagem criativa para falar em ética com os mais jovens.”
Patrícia reforçou a ideia de que as ferramentas tecnológicas não têm certo ou errado, tudo depende da maneira como são usadas. “Vivemos um paradoxo: a mesma tecnologia que aproxima (temos contato com pessoas em diferentes cantos do mundo), ela nos distância, porque nos torna escravos das telas e não damos a atenção devida a quem está perto.”
Um dos caminhos apontados por ela é trabalhar com os mais jovens seguindo os fundamentos da democracia digital, a partir de pilares como liberdade de expressão, transparência, participação e liberdade com responsabilidade. “Muito mais que falar em cidadania digital, temos de falar sobre cidadania em mundo digital”, provocou Nejm.
O debate contribui para que educadores possam ter elementos para a ampliar a educação digital, com jovens mais responsáveis e ambientes mais seguros.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Gestão Educacional
- Inovação