Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

2-3 Out 2024

Bett Blog

16 dez 2024

Pesquisa aponta perda de quase 7 milhões de leitores em quatro anos

Redação Bett Blog
Pesquisa aponta perda de quase 7 milhões de leitores em quatro anos
53% das pessoas entrevistadas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero. Veja dicas para incentivar o hábito de leitura na sala de aula

A 6ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" apontou que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa.

O número de não leitores verificado em 2024 representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao de 2019, que era a edição mais recente da pesquisa. 

A "Retratos da Leitura" é considerada a pesquisa mais abrangente na tarefa de medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi feita pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.

A escola deixou de ser lugar de leitura

A maioria dos entrevistados cita a própria casa (85%) como o lugar onde costuma ler. “É preocupante notar como as salas de aula estão deixando de ser um lugar de leitura, conforme a série histórica demonstra”, comentou a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla.

Em 2007, 35% citaram esse espaço escolar. Em 2011, foram 33%. Na edição seguinte, de 2015, às menções correspondiam a 25% da população. Em 2019, foram 23%. E agora foi de 19%, o menor índice já registrado.

Em paralelo, observa-se ainda que a indicação de livros pela escola tem um peso cada vez menor nas motivações de leitura das pessoas. Considerando o livro atualmente lido pelo entrevistado, apenas 4% responderam que o faziam por recomendação escolar, proporção que foi de 25% em 2011, e 10% nas duas últimas edições da pesquisa (2015 e 2019).

Como incentivar o hábito de leitura?

Em entrevista à Agência EBC, as professoras de educação e literatura infantil, Paula Janaína (GO) e Terezinha Juraci (RS), destacaram algumas dicas para que os docentes possam incentivar o hábito da leitura entre as crianças.

“É importante que o professor envolva os alunos nas histórias sempre que se propuser a contá-las. Ele deve ler a história, examinar qual história ele quer, qual é o objetivo que quer, para que essa história tenha sucesso e que cause interesse nesses pequenos”, disse Terezinha.

Dicas para professores:

  • Proponha encontros interativos entre as crianças, pais e professores sobre as obras lidas; 
  • Incentive atividades lúdicas sobre as leituras feitas, como desenhos, pinturas, colagens, argila etc.; 
  • Diversifique os gêneros literários (poesia, pequenos contos, fábulas, etc);
  • Incentive a criação de histórias em quadrinhos;
  • Visite bibliotecas para que os estudantes tenham a oportunidade de manusear os livros;
  • Incentive projetos como cesta de livros ou mala de leitura.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Estratégias de Aprendizagem
Voltar ao Bett Blog
Loading