21 abr 2023

Projeto brasileiro de conectividade ganha destaque em evento na Open University

Redação Bett Blog
Projeto brasileiro de conectividade ganha destaque em evento na Open University
Apresentada durante visita técnica da comitiva Bett Brasil, em Londres, iniciativa tem como objetivo levar internet às escolas públicas do Brasil


Para que as novas tecnologias transformem a educação, o primeiro passo é torná-las acessíveis a todas as escolas. Este é um desafio importante para um país da extensão e complexidade do Brasil, mas que vem encontrando respostas positivas. Uma delas foi apresentada durante o encontro na Open University entre a comitiva brasileira que viajou para a Bett UK e pesquisadores da universidade britânica: o projeto piloto da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em parceria com a Bedu.Tech, que levou conexão à internet a mais de 500 escolas públicas do Norte e Nordeste. 

A premissa do projeto, desenvolvido pelo Governo Federal, é levar internet com boas estabilidade e velocidade a todos os ambientes de cada unidade escolar. “Propicia dessa forma que a internet entre para a rotina didático-pedagógica, tanto para professores como para os alunos”, diz Andrei Amaral, gerente do projeto que fez a apresentação para o grupo de educadores. 

Open University

As escolas atendidas pelo piloto eram tanto de zonas rurais como urbanas, mas que até entrarem no programa estavam sem conexão à internet. Segundo levantamento do MCom, há 8 mil escolas brasileiras aptas a receberem iniciativas semelhantes. 

“Fizemos uma seleção de fornecedores que oferecessem soluções de internet wi-fi que atendessem nossas premissas. Selecionamos uma tecnologia muito boa da Cisco, que é líder no mercado mundial, com um integrador que é a Bedu.Tech, que fez a parte de implantação nas escolas”, contou Amaral. 

Segundo explicou o gerente do projeto durante a apresentação na Open University, um dos pontos importantes para o sucesso é que o pessoal da escola tem um canal único para reportar problemas, independente se ele tem origem em hardwares, na rede interna, ou na rede que leva a internet até a escola. 
 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
  • Inovação
Voltar ao Bett Blog
Loading

Veja também

Loading
  • Educação e trabalho para novos futuros

    26 mai 2023 Redação Bett Blog
  • Agora você pode ouvir as notícias do Bett Blog

    25 mai 2023 Redação Bett Blog