16 set 2022

Quais são as competências para uma gestão escolar inovadora?

Quais são as competências para uma gestão escolar inovadora?
Qual papel o gestor educacional empreende na educação de hoje para um futuro desejável? Essa é a principal reflexão que será colocada em pauta na Jornada Bett Brasil, edição itinerante do maior evento de Educação e de Tecnologia da América Latina, a Bett Brasil. A Jornada, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Eventos Recife, em Pernambuco, pretende abrir um espaço de diálogo em torno da gestão escolar no Ensino Básico privado ao destacar que os gestores e líderes educacionais são os responsáveis por fomentar a base de escolas inovadoras.

A Jornada Bett traz uma reflexão sobre a contribuição da gestão escolar na construção de escolas inovadoras. Evento acontece nos dias 5 e 6 de outubro no Centro de Eventos Recife, em Pernambuco

Qual papel o gestor educacional empreende na educação de hoje para um futuro desejável? Essa é a principal reflexão que será colocada em pauta na Jornada Bett Brasil, edição itinerante do maior evento de Educação e de Tecnologia da América Latina, a Bett Brasil. A Jornada, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Eventos Recife, em Pernambuco, pretende abrir um espaço de diálogo em torno da gestão escolar no Ensino Básico privado ao destacar que os gestores e líderes educacionais são os responsáveis por fomentar a base de escolas inovadoras.

Com o macrotema “Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?", a Jornada Bett Brasil promoverá uma programação de conteúdo com oito painéis de debate e a participação de especialistas que são referência no setor educacional no país com a intenção de garantir um debate plural e de qualidade.

A cofundadora da Camino Education e diretora da Camino School, Leticia Lyle, é uma das palestrantes confirmadas. Ela opina que uma gestão inovadora é uma ‘ambiguidade ambulante’ em suas premissas, porque a inovação incentiva as tentativas e consequentes erros na busca de novas soluções, já que a premissa da gestão é que processos planejados, com resultados garantidos e performance, têm poucos erros.

“Aqui na Camino School utilizamos a terminologia de jogos finitos e infinitos para definir esse dilema. A gestão escolar do século 21 precisa compor as duas coisas, com processos claros, metas para toda escola, planos de desenvolvimento pessoal para a equipe e clareza na operação da escola. Além disso, precisamos ter fóruns pactuados de experimentação - e a melhor maneira de fazer isso é criando uma gestão de projetos estratégicos e métricas específicas para ver se eles funcionam ou não. O mais importante para uma escola é a qualidade dos dados para tomar decisões e a velocidade para fazer isso”, afirma Leticia.

Já o CEO e cofundador da Educa Por Rossandro Klinjey, Jaime Ribeiro, também palestrante da Jornada, aponta que a empatia é uma das competências essenciais que o líder ou gestor escolar deve praticar na direção de uma escola inovadora. Ele comenta que, seguindo a linha das competências prioritárias para o profissional do futuro elencadas pelo Fórum Econômico Mundial, a habilidade de conectar-se com o outro, compreender seus sentimentos e a partir disso agir é muito importante para todo o ecossistema escolar, não apenas do ponto de vista de gestão.

Outras duas competências listadas por Ribeiro são a orientação para servir, com a escola preparada para cumprir o papel de apoiar o equilíbrio da comunidade escolar, e a flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de observação e de aprendizagem contínua. “É fundamental que o gestor saiba rever conceitos e praticar a escuta ativa. O mundo é muito volátil, com constantes mudanças, e para navegar neste contexto o gestor precisa ampliar os horizontes da sua percepção. Não adianta usar o mesmo remédio para doenças diferentes”, afirma o CEO e cofundador da Educa Por Rossandro Klinjey.

 

Palestrantes confirmados

Na lista de presenças confirmadas também estão: a diretora da Escola Vila Aprendiz, Paula Leão; o consultor da Educare 21 e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Antonio Neto;  a co-idealizadora da Systemic Bilingual, Vanessa Tenório; a jornalista e idealizadora e apresentadora do podcast Roda de Conhecimento, Sandhra Cabral; a mantenedora e diretora Geral da FourC Bilingual Academy, Sara M. Hughes; a diretora da Red Balloon English Solutions, Carol Stancati; o controller na Rede Damas Educacional, Euvaldo Ruiz; o diretor Financeiro e Tecnologia da Escola Beit Yaacov, Wallace Morato; a fundadora da iDelas e da Lucrativa, Raquel Santos.

E ainda: o CEO da Eego Digital, Alcino Ricoy Junior; a diretora de Planejamento Estratégico do Colégio Bandeirantes, Helena de Salles Aguiar; o diretor fundador da Geostein Engenharia de Aprendizagem, George R. Stein; a coordenadora da pós-graduação Gestão da Inovação na Escola do Instituto Singularidades, Carolina Costa Cavalcante; o diretor de TI/TE e Inovação do Colégio Paraíso, Jorge Raniere Silverio Candido; a diretora do Teach the Future no Brasil e parte do board executivo da WFSF Federação Mundial de Estudos do Futuro, Rosa Alegria e as coordenadoras de Projetos Educacionais da CESAR School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), Carla Alexandre e Juliana Serafim.

Em paralelo aos painéis de debate, a Jornada Bett terá ainda uma área de exposição com produtos, serviços e soluções dos principais players do setor educacional. A proposta é oferecer um espaço para conectar fornecedores e compradores qualificados e com alto poder de decisão. 

Saiba como participar no link: https://brasil.bettshow.com/bett-brasil/jornadabett

 


Serviço: Jornada Bett

Data: 5 e 6 de outubro de 2022.

Local/Endereço: Centro de Eventos Recife (Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira - Recife, Pernambuco).

Site Oficial: https://brasil.bettshow.com/

 

Sobre a Bett Brasil

A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos.

 

Sobre a Hyve Group

A Hyve Group foi criada em 1991 e hoje é uma das líderes mundiais na organização de exposições, conferências e eventos internacionais. A principal visão estratégica da Hyve Group é criar o portfólio mundial de eventos alicerçados em conteúdo de qualidade, proporcionando uma excelente experiência e ROI (retorno sobre o investimento) para seus clientes. A Hyve se esforça para realizar e oferecer os melhores serviços aos clientes em todo mundo, independentemente da localização. Colocando expositores e visitantes como principal foco, e impulsionando o crescimento sustentável de seus investidores. A Hyve Group é uma empresa pública, listada na Bolsa de Valores de Londres desde 1998.

 

Informações para a Imprensa:

Coletivo da Comunicação

Valeria Bursztein -  11 9 9104-2031 -  valeria@coletivodacomunicacao.com.br

Arucha Fernandes - 13 9 9768-3476 - arucha@coletivodacomunicacao.com.br

Berlitz Comunicação -  Ricardo Berlitz - 11 9 9645-2067 -  berlitz@berlitzcomunicacao.com.br

Loading