07 set 2022

Tecnologia e a personalização do ensino

Tecnologia e a personalização do ensino
Cada estudante aprender do seu jeito e no seu ritmo é um cenário que tem se transformado em realidade a partir da tecnologia como facilitadora da personalização do ensino.

Imagine uma sala de aula em que cada aluno aprende do seu jeito. Alguns estudam por vídeos, outros aprendem a matéria com jogos digitais, e cada um tem um tutor à sua disposição para tirar dúvidas. Isso seria a personalização do ensino!

O ensino personalizado ou adaptativo promove estratégias pedagógicas diferentes para cada aluno de maneira individualizada, pois considera o fato de que cada indivíduo possui ritmo, habilidades e competências próprias e aprendem de maneiras diferentes.

Essa ideia não é nova, mas ganhou bastante atenção nos últimos anos graças à evolução das tecnologias educacionais. Com informações sobre o desempenho dos alunos em tempo real, essa nova era da educação usa dados, inteligência artificial e metodologias inovadoras para entregar um ensino ideal para cada estudante.

 

Por que a personalização do ensino é importante agora?

Segundo pesquisas da Unicef, a evasão escolar no Brasil atingiu 5 milhões de estudantes e estes números só aumentaram com a pandemia da Covid-19.

Entre os motivos apontados, estão a falta de interesse nas aulas e as dificuldades de aprendizagem, fatores relacionados à metodologia de ensino aplicada nas escolas tradicionais.

Diante desse problema, investir em estratégias que tornem o aprendizado mais atrativo são alternativas importantes para aumentar o interesse na escola e reduzir a evasão escolar.

Para isso, buscar tecnologias educacionais é essencial.

Dentre elas, a tutoria online é uma excelente ferramenta para tornar a educação personalizada.

 

O que é a Tutoria online?

 

A tutoria online é uma forma de intervenção pedagógica na qual o aluno busca a orientação de um tutor por meio de plataformas digitais, auxiliando na matéria e acompanhando nos estudos.

Ela permite a conexão de estudantes a tutores em qualquer lugar, a qualquer hora, solucionando dúvidas no momento que elas surgem e de forma individual.

Uma plataforma que oferece isso é o TutorMundi.

Por mensagens, imagens, vídeos ou áudios, da forma que for melhor para cada aluno, o tutor auxilia na construção do conhecimento.

Com o TutorMundi, é possível identificar quais são as maiores dificuldades dos alunos individualmente, por meio de relatórios pedagógicos, e traçar estratégias de forma adaptada.

Portanto, a personalização do ensino é uma demanda cada vez mais importante para criar um diferencial competitivo. Para auxiliar nesse processo, é crucial o uso de tecnologias digitais de educação, como a tutoria online.

 

Loading