07 set 2022

O que podemos aprender com a educação de Pernambuco?

O que podemos aprender com a educação de Pernambuco?
Pesquisas internas da Bett Brasil apontaram que a região Nordeste deveria receber um evento itinerante e, entre as capitais, Recife foi a cidade escolhida para debater temas exclusivos ao ensino privado brasileiro, muito em função dos dados oficiais do Ideb e da própria rede de ensino do estado.

Evento itinerante da Bett Brasil acontece no Recife nos dias 5 e 6 de outubro

Em maio, a Bett Brasil reuniu em São Paulo educadores e especialistas brasileiros e internacionais para discutir de forma ampla como ‘Cocriar a Educação do Futuro’ e jogar luz sobre as novas tecnologias de aprendizagem incorporadas em salas de aula nos quatro cantos do país. Considerado o maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina, a Bett Brasil agora parte para Recife (PE), onde realizará o evento itinerante 3ª Jornada Bett, nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Eventos Recife.

A Jornada terá mais de 15 horas de conteúdo, oito painéis de debate e a participação de profissionais que são referência no setor educacional brasileiro. A escolha pela capital pernambucana não é por acaso. Além de uma das melhores redes de ensino privada do Brasil, o estado foi um dos destaques no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresentado em 2021.

Pesquisas internas da Bett Brasil apontaram que a região Nordeste deveria receber um evento itinerante e, entre as capitais, Recife foi a cidade escolhida para debater temas exclusivos ao ensino privado brasileiro, muito em função dos dados oficiais do Ideb e da própria rede de ensino do estado.

Em Pernambuco, estão matriculados mais de 500 mil alunos na educação básica privada (22,6%), ante 77,4% da rede pública, em 2.272 estabelecimentos de ensino particular. Na média, o Ideb do Ensino Fundamental (anos iniciais) é de 5,5, sendo 6,5 na rede particular e 5,1 na pública; no Ensino Fundamental II (anos finais), a média é de 4,8, sendo 6,0 no ensino particular e 4,5, no público municipal, e 4,7, no Estadual. Também no Ensino Médio os índices da rede privada são relevantes: 5,9 contra 4,4 nas escolas estaduais. Outro dado importante de Pernambuco é que dos 86.285 professores, 77% deles possuem nível superior.

“A Educação no Nordeste é uma das que mais evoluiu nos últimos anos, fruto de um trabalho consistente e contínuo na rede pública e no ensino privado. Por isso, é importante a Bett Brasil sair do eixo Rio-São Paulo e levar a expertise de seus eventos para essa região, promovendo o diálogo sobre o futuro da educação e também dar destaque para os projetos exitosos das redes locais”, diz Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil.

 

Como será a Jornada Bett em Recife

No primeiro dia, a Jornada Bett terá a abertura oficial conduzida por dois educadores reconhecidos do cenário educacional de Pernambuco: o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (SINEPE/PE), José Ricardo Dias Diniz, e o professor Luciano Meira, que atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, é professor colaborador da CESAR School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e sócio fundador da Joy Street, empresa de tecnologias educacionais lúdicas.

Sobre a educação no Estado de Pernambuco, Diniz cita como exemplos de práticas que deram certo, o desenvolvimento da escola em tempo integral como política pública e ponto de partida o Ensino Médio e a aprovação de um currículo em sintonia com o Novo Ensino Médio, fundamentado na flexibilidade e na ênfase ao projeto de vida do estudante. “Isso evidencia como a Inovação e protagonismo juvenil devem convergir para criar novas possibilidades no acesso ao mundo do trabalho, nesse contexto de grande avanço tecnológico”, afirma o presidente do SINEPE.

Para Meira, a região tem vocação para a inovação, um exemplo disso é o Parque Tecnológico do Porto Digital, iniciativa coordenada entre governo, academia e empresas, que possui parcerias em cursos de Ensino Superior. “O Porto Digital que é o primeiro parque caminhável do Brasil no centro histórico da cidade, uma oportunidade de serendipidade, ou seja, de encontrar parceiros entre as mais de 50 startups e empresas e 12 mil pessoas que trabalham lá”.

Neste sentido, a coordenadora de Projetos Educacionais da CESAR School, Carla Alexandre, e uma das palestrantes convidadas da Jornada Bett, ressalta que Pernambuco é destaque no cenário nacional na educação de jovens, com mais de 50 escolas técnicas. Ela aponta que o estudo do ecossistema local foi essencial para observar a alta demanda por profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) no Estado, e isso reflete nos currículos dos cursos técnicos. “Temos escolas de referência como o NAVE Cícero Dias e a ETE Porto Digital, que aliaram o Ensino Médio ao Ensino Técnico na área de TI empreendedorismo, por exemplo”, diz Carla.

 

Gestão inovadora

A temática central da Jornada Bett será “Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?”. A proposta é abrir um diálogo de qualidade sobre os desafios enfrentados por gestores e líderes educacionais e como a inovação pode chegar em suas escolas.

O presidente do SINEPE opina que a cultura de inovação na escola deve trazer a experiência ‘mão na massa’ e a colaboração para os ambientes de aprendizagem, com o professor sendo o facilitador de atividades que promovam o conhecimento de forma crítica, criativa, interdisciplinar e multidisciplinar.

“Não há mais espaço para uma gestão centralizadora e autoritária. Quanto maior o fluxo de informações e trocas de experiências entre os membros da equipe gestora, maior a consistência e a corresponsabilidade das decisões tomadas. Isso tudo deve ser sustentado por dados, processos, metas e resultados estabelecidos, com a participação de todos os envolvidos com a gestão”, ressalta Diniz.

A Jornada Bett aliará também conteúdos pedagógicos e práticas implementadas por entidades da sociedade civil e por empresas do segmento educacional. É o caso da Systemic Bilingual, que faz um trabalho profundo de formação e acompanhamento. “O nordeste do Brasil conta hoje com inúmeras escolas de qualidade. Como em outras regiões do país, um dos grandes problemas é contar com profissionais qualificados e é nesse sentido que vamos apresentar nosso trabalho com foco no desenvolvimento dos professores, e contribuir para minimizar algum problema existente”, explica Vanessa Tenório, diretora e cofundadora da Systemic, também palestrante da Jornada Bett.

Com a mesma premissa de colaboração para com os professores, Acedriana Vicente Vogel, diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, detalha a importância do evento em Pernambuco, com o olhar de quem tem a expertise na região, com mais de 340 escolas parceiras no Nordeste, 64 delas com mais de 20 anos e cinco com mais de 30 anos. “Essa região sempre inspirou a educação brasileira com produções reverenciadas no mundo inteiro como, por exemplo, a produção de Paulo Freire. O protagonismo que hoje se apresenta como um dos pilares do novo ensino médio já era o conteúdo defendido por Paulo Freire na Pedagogia da Autonomia”.

Saiba como participar da Jornada Bett no link: https://brasil.bettshow.com/bett-brasil/jornadabett

 

Serviço: Jornada Bett

Data: 5 e 6 de outubro de 2022.

Local/Endereço: Centro de Eventos Recife (Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira - Recife, Pernambuco).

Site Oficial: https://brasil.bettshow.com/

 

Sobre a Bett Brasil

A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos.

 

Sobre a Hyve Group

A Hyve Group foi criada em 1991 e hoje é uma das líderes mundiais na organização de exposições, conferências e eventos internacionais. A principal visão estratégica da Hyve Group é criar o portfólio mundial de eventos alicerçados em conteúdo de qualidade, proporcionando uma excelente experiência e ROI (retorno sobre o investimento) para seus clientes. A Hyve se esforça para realizar e oferecer os melhores serviços aos clientes em todo mundo, independentemente da localização. Colocando expositores e visitantes como principal foco, e impulsionando o crescimento sustentável de seus investidores. A Hyve Group é uma empresa pública, listada na Bolsa de Valores de Londres desde 1998.

 

Informações para a Imprensa:

Coletivo da Comunicação

Valeria Bursztein - 11 9 9104-2031 -  valeria@coletivodacomunicacao.com.br

Arucha Fernandes -  13 9 9768-3476 - arucha@coletivodacomunicacao.com.br

Berlitz Comunicação

Ricardo Berlitz - 11 9 9645-2067 - berlitz@berlitzcomunicacao.com.br

 

Veja mais
Loading