5 passos para planejar a sua campanha de matrículas
Muitas vezes, na correria de querer organizar a campanha de matrículas, aquela mesma receita do ano passado parece servir bem. Daí, quando a escola abre as matrículas, a estratégia não funciona. É que faltou o elemento mais importante nessa conta: planejamento.
Por trás de toda campanha de matrículas bem-sucedida, há um bom planejamento (com objetivos, atividades, prazos e outras informações). E isso já é meio caminho andado para o sucesso da sua campanha.
1. Conheça o seu atual cenário
Antes de seguir para o planejamento, analise a última campanha, todos os erros e acertos do ano anterior. Assim, a sua estratégia foca para que os resultados cheguem além do esperado.
O ponto de partida do seu planejamento de matrículas é escrever no papel as metas de crescimento para a escola. Mas antes disso, é preciso ter certeza de que essas metas são realizáveis.
O primeiro passo é conhecer o atual cenário.
- Quantas transferências ocorreram?
- Quantos alunos vão sair da instituição por terem se formado?
- Quantos alunos a escola possui atualmente?
- Quantos desses alunos estão inadimplentes?
- Quais as necessidades dos atuais alunos?
- Como é feita a captação de alunos?
- Quantas vagas a mais a escola comporta?
2. Planeje os objetivos da sua campanha de matrículas
Dá pra ir mais longe no exercício e projetar os seus objetivos, que é basicamente, estipular os números que você deseja alcançar com esse plano.
Quantos alunos a escola quer captar? Qual é a receita que a escola projeta alcançar? Que turmas ou segmentos a escola pode ampliar?
3. Crie as metas
Agora, a escola já possui informações suficientes para criar suas metas, que é nada mais do que todas as ações que serão necessárias para alcançar os objetivos.
- Qual a data de início para as rematrículas?
- Qual a data de início e término para a captação de novos alunos?
- Quantas reuniões agendadas para prospectar alunos precisam ser feitas?
- Quantos fechamentos de contratos precisam sair das reuniões agendadas?
4. Organize o cronograma
Agora que você já possui as metas de matrícula escolar claras e definidas, chegou o momento de organizar as ações em um cronograma para não perder os prazos.
Análise do Reajuste: para reajustar e cobrar a matrícula, precisa antes de tudo comprovar a necessidade do aumento.
Renegociação com os inadimplentes: o segundo semestre é uma boa oportunidade para negociar com os inadimplentes e garantir que eles renovem as matrículas.
Definição das ofertas: descontos são ótimos atrativos para conquistar o pagamento antecipado das matrículas.
Revisão das condições e contrato: a cada ano, a análise do contrato de prestação de serviços deve ser feita para saber se algo precisa ser alterado ou melhorado.
Campanha de Rematrículas: as vagas para alunos que já estudam na instituição recebem prioridade. Nesse período, a escola deve preparar as estratégias de marketing para fidelizar.
Campanha de Matrículas: a força-tarefa para a captação de novos alunos deve fazer com que novas famílias conheçam a escola e queiram que o aluno faça parte dela.
Rematrícula escolar: o que fazer para reter mais alunos
5. Elabore um checklist
Depois de aprender tudo sobre matrículas escolares, é hora de listar o que é preciso para começar agora sua campanha!
Planejamento: Quais são os objetivos da campanha? Quais as metas de crescimento para minha escola?
Preço: O reajuste da mensalidade já foi validado? Qual o prazo para divulgar o reajuste para as famílias? Que ofertas posso oferecer no pagamento da taxa?
Inadimplentes: Quantos alunos terão que ter suas dívidas renegociadas? Quantas das dívidas existentes minha escola conseguiu renegociar?
Contratos: Será preciso atualizar o contrato? Que informações precisam ser validadas?
Divulgação: Qual o início da campanha de rematrícula? Qual o início da campanha de novas matrículas? Que canais será feita a comunicação? Qual o meu total de investimento?
Ferramentas: Que ferramenta pode ajudar minha escola a divulgar a campanha? Que ferramenta pode ajudar minha escola a cobrar a taxa de matrícula? Que ferramenta pode ajudar minha escola na assinatura de contrato?
BAIXE GRÁTIS: Guia completo de matrículas escolare
Mão na massa: saiba como o EduPay e a Agenda Edu podem ajudar sua campanha de matrículas
Agora que você já sabe como planejar sua campanha de matrículas, é hora de colocar a mão na massa. E para decolar nos resultados das matrículas, o EduPay e Agenda Edu podem ajudar sua escola.
Com a funcionalidade “Matrículas” do EduPay, escolas e famílias conquistam uma experiência totalmente digital, simples e segura. O pagamento pode ser feito em poucos cliques, através das modalidades boleto, cartão de crédito ou PIX.
Pais e responsáveis também poderão ter mais praticidade na assinatura do contrato. Uma autenticação segura e com a mesma validade jurídica de uma assinatura de próprio punho.
Quando o assunto é divulgação da campanha, a Agenda Edu é uma grande aliada. Sua escola pode enviar conteúdos como, materiais gráficos, vídeos, comunicados para comunicar o período de matrículas para as famílias. E ainda pode deixar tudo pronto e agendado!
Quer saber mais? Clique aqui e conheça.