Abertura da 28ª edição da Bett Brasil reúne autoridades e gestores em amplo diálogo de educação
Durante esta semana, a cidade de São Paulo passa a ser a capital do diálogo sobre Educação. A Bett Brasil, maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina, teve início nesta terça-feira (9), no Transamerica Expo Center. Com o tema "Educação e Trabalho para novos futuros”, o encontro visa conectar gestores em torno das potencialidades e desafios do ensino nacional.
A cerimônia de abertura do evento destacou a importância da integração de novas tecnologias nas escolas, além de debater estratégias para diminuir as desigualdades de acesso em todo o país.
Na ocasião, estiveram presentes a diretora da Bett Brasil, Claudia Valério, o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, os presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Nacional e Undime São Paulo), Luiz Miguel Garcia e a vice-presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), Irmã Adair Aparecida Sberga.
A diretora da Bett Brasil, Claudia Valério, ressaltou o crescimento do evento, que neste ano conta com 290 marcas expositoras e mais de 320 palestrantes, também como espaço de diálogo e que antecipa e discute tendências para a educação “A Bett sempre abre espaço para o novo, estamos sempre um passo à frente, tentando antecipar e prever tendências para o setor. Queremos acelerar inovações e conectar gestores em prol do melhor desenvolvimento para a educação brasileira”, destaca. A diretora frisou ainda os temas que devem ganhar destaque na edição deste ano, como ChatGPT, inclusão, diversidade, saúde mental, o novo Ensino Médio e a formação continuada dos docentes.
O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, discursou na cerimônia de abertura sobre as potencialidades do ensino nacional. “Não enxergamos as boas notícias do país. Eu visito rotineiramente escolas pelo estado e posso afirmar que estamos vivendo uma revolução educacional, especialmente na escola pública”.
O aumento da participação da rede pública de ensino na Bett Brasil 2023 também foi tema de destaque entre os convidados. Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, lembrou que em suas primeiras edições o evento era voltado apenas às escolas particulares, realidade que foi completamente alterada ao longo dos 28 anos de história do evento. “Esse, que antes era um encontro restrito apenas ao ensino privado, hoje é um conjunto de debates e soluções para a Educação em um todo. A temática deste ano, inclusive, nos coloca no desafio de sanar as desigualdades que ainda existem em relação ao acesso tecnológico nas escolas do país”.
Vitor de Angelo, presidente do Consed, enfatizou em sua fala a importância de conscientização dos gestores sobre o uso educativo de ferramentas tecnológicas. “A tecnologia deve vir para somar e não para separar. É bobagem achar que inovações, como o ChatGPT, significam o fim da educação. A pergunta que devemos nos fazer é: quais competências eu devo ter para operar essa tecnologia e usá-la ao meu favor? É preciso, mais do que nunca, aprendermos a fazer perguntas”.
Também presente na abertura a Irmã Adair Aparecida Sberga, diretora e primeira vice-presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), enalteceu a escolha do tema que, segundo ela, contribui para o desenvolvimento do ensino público e privado. “O tema deste ano é um imperativo da contemporaneidade, pois estamos vivendo a metamorfose do trabalho e do ensino. A escolha não poderia ser melhor”, enfatizou.
A Bett Brasil segue até sexta-feira (12/05). Quem quiser visitar a área exposição da Bett Brasil 2023, no Transamerica Expo Center, basta se credenciar de forma gratuita diretamente no evento para ver e se conectar com as últimas novidades dos mais variados segmentos voltadas à Educação.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação
- Gestão Educacional