Adriana Fóz explica como a neurociência pode auxiliar educadores no processo de ensino e aprendizagem
O cérebro é a parte do corpo humano que permanece uma incógnita para os cientistas em muitos aspectos. Neste sentido, a cada dia, surgem novas pesquisas e estudos que pretendem desvendar mais um pedacinho deste mistério que é o nosso grande condutor da vida. Na educação, compreender os mecanismos de como funciona o cérebro dos alunos é também um fator relevante.
No 1º episódio de março, o Conexão Bett traz a neuropsicóloga, especialista em Educação Emocional e diretora da NeuroConecte, Adriana Fóz, para uma conversa sobre como compreender o funcionamento do cérebro pode ajudar os educadores no processo de ensino de seus alunos, além de incentivar o desenvolvimento socioemocional.
Assista ao episódio completo:
Adriana começou o bate-papo com uma analogia simples sobre a relação da neurociência com a educação. “Para usar bem um smartphone é importante que a gente entenda um pouquinho como ele funciona, caso contrário, o aparelho será apenas um objeto sem serventia”, brincou ela. Adriana explica que é importante conhecer os mecanismos de aprendizagem do cérebro, principalmente aqueles que são baseados em evidências científicas, para desmistificar e esclarecer muitos dos ‘neuromitos’ que circulam pela sociedade.
“Vocês não fazem ideia do quanto nós já aprendemos e o quanto usamos ainda conhecimentos que são baseados em informações errôneas que não dizem respeito sobre como o cérebro aprende”, afirmou a neuropsicóloga.
Ela destacou que a neurociência educacional ajuda a ‘trazer menos para fazer mais’. “Por exemplo, os alunos têm um certo tempo para focar a atenção, então se o professor ficar se desgastando de querer que eles fiquem concentrados no mesmo pico de competência por uma hora e meia, vai acabar frustrado. Entender esses mecanismos de aprendizagem vai ajudar o professor, principalmente, porque aprender também inclui os aspectos emocionais. Quem é que aprende com qualidade se está deprimido, desanimado ou distraído? Portanto, tanto entender os mecanismos de aprendizagem quanto os fatores promotores para a aprendizagem são muito importantes para o professor e vai aliviá-lo muito na sua tarefa de educar”, disse Adriana.
Palestra Inspiradora
A Adriana é uma das convidadas das palestras inspiradoras que acontecerão na edição 2024 do Congresso Bett Brasil. Com a temática "O extraordinário cérebro aprendiz", a neuropsicóloga pretende abordar o extraordinário mundo do cérebro na aprendizagem.
“Vou falar sobre a plasticidade emocional e alguns dos fatores que são primordiais para que possamos otimizar essa nossa grande capacidade, sobretudo cuidando sempre dos aspectos tanto da nossa saúde mental, quanto das nossas habilidades socioemocionais. Espero que a Bett Brasil seja uma grande celebração da nossa capacidade de aprender”, finalizou ela.
Para adiantar um pouco mais o assunto, a Adriana Fóz escreveu dois artigos que estão ligados com a temática que apresentará no evento:
- Uma ponte entre o cérebro e o professor
- Neuroscience Knowledge and Endorsement of Neuromyths among Educators: What Is the Scenario in Brazil?
Além do Youtube, o Conexão Bett também está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts, entre outras e no portal do Educador21.
O programa de entrevistas é mais um espaço de diálogo da Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina, que tem por intuito promover o diálogo com a comunidade educacional e apresentar, para além de seus eventos, temas relevantes em prol do presente e do futuro da Educação Brasileira. Ative as notificações na sua plataforma favorita para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Estratégias de Aprendizagem