Adriana Martinelli aborda o processo de curadoria de conteúdo e adianta o que esperar da 29ª edição da Bett Brasil
A Bett Brasil tem como propósito oferecer um espaço de diálogo, onde educadores e profissionais ligados à área de educação têm a oportunidade de trocar experiências, fazer novas reflexões, transmitir aprendizados e, principalmente, pensar um Brasil com educação de qualidade e equidade para todos. A curadoria das atividades da Bett Brasil são preparadas para potencializar esse diálogo, com temáticas latentes em pauta em todo o país.
Em sua 29ª edição, a temática central do maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina será “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”. De 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, o encontro oferecerá 12 auditórios com uma grade de conteúdos simultâneos que inclui: o Congresso de Educação Básica, Fórum de Gestores, Bett Talks (relatos de educadores sobre suas histórias com a educação), workshops, Fórum Ahead (dedicado à Educação Superior e Profissional), auditório de Educação Pública e a Arena Startups.
A seguir, a diretora de Conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, fala sobre a definição do tema geral, processo de curadoria de conteúdo e as novidades da Bett Brasil 2024.
Bett Blog - A Bett Brasil transformou-se em um diapasão para as questões relativas à realidade do ecossistema educacional no país. Oferecer representatividade e um ambiente isento e de interação às diferentes demandas da educação em um país de dimensões continentais e de realidades tão diversas é uma grande responsabilidade, não?
Adriana - Sim, a Bett Brasil assume uma grande responsabilidade nesse lugar de articular o setor educacional brasileiro. E um dos principais aspectos é de ser uma plataforma isenta, para que diferentes vozes, de variadas realidades e regiões do Brasil, sejam ouvidas e consideradas. Isso é fundamental em um país com tamanha diversidade cultural e socioeconômica. A representatividade e a interação são essenciais para o diálogo, marca registrada nos eventos Bett.
Bett Blog - O evento já está inserido no calendário do setor educacional em função da tradição do congresso e das atividades realizadas que viabilizam a troca de experiências a todas as esferas educacionais, do público ao privado, da educação básica à superior. Do ponto de vista do conteúdo, o que podemos esperar da 29ª edição da Bett Brasil?
Adriana - A Bett Brasil 2024 apresenta uma programação focada no seu grande tema principal: "Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais". Podemos esperar sessões sobre aprendizagem transformadora, inclusão, cultura digital e inteligência artificial, conexões humanas, gestão educacional e muitos outros temas que trazem relevância para o debate e reflexão de como devemos avançar para inovar na educação. Os formatos como os conteúdos serão trabalhados também priorizam o diálogo e a interação com a plateia, garantindo uma experiência mais dinâmica e participativa para os participantes.
Bett Blog - Além do conteúdo e das diversas atividades, a Bett Brasil traz para o debate renomados especialistas e educadores brasileiros, mas este ano vamos ter um número maior de palestrantes internacionais. Isso revela a internacionalização da Bett Brasil, o maior evento da América Latina, mas também que devemos olhar e aprender com o que acontece na educação em todo mundo? É esse o objetivo?
Adriana - A presença de palestrantes internacionais na Bett Brasil 2024 enfatiza a importância do aprendizado e da busca de soluções em uma perspectiva global. Essa escolha destaca o reconhecimento da necessidade de ultrapassar as fronteiras nacionais para aprender com as experiências e práticas educacionais de diferentes países.
Além disso, é importante reconhecer que muitas nações buscam continuamente melhorias e inovações na educação. Estamos, portanto, em uma jornada compartilhada, o que nos oferece uma valiosa oportunidade de aprender uns com os outros e de colaborar em busca de soluções educacionais eficazes e inovadoras.
Bett Blog - Você é a responsável pela curadoria de todos os eventos de conteúdo que acontecem na Bett Brasil. Quais foram as suas preocupações na seleção de temas e de palestrantes para este ano?
Adriana - Gerenciar a curadoria da Bett Brasil é, sem dúvida, um grande desafio e responsabilidade, mas não é uma tarefa que realizo sozinha. Conto com o apoio valioso do Conselho da Bett, composto por especialistas que colaboram ativamente na definição do tema geral, bem como na indicação de nomes e tópicos para os painéis.
Para esta edição, conduzimos uma consulta ampla com congressistas, expositores e palestrantes de edições anteriores da Bett. O objetivo era desenvolver um tema que fosse eficaz e estratégico, levando em consideração o cenário atual da educação brasileira. Foi muito importante alinhar o tema geral com uma visão estratégica da educação, garantindo que os subtemas conduzam de forma significativa ao tema central.
Adotamos também, para esta edição, uma iniciativa que agora se tornou uma prática constante: o 'Bett Escuta'. Este canal de comunicação direta comigo permite ouvir vozes de diferentes perfis e perspectivas, tornando a Bett Brasil ainda mais inspiradora, completa e plural. Através dele, acolhemos dicas, sugestões e comentários que são registrados e incorporados como novas ideias para enriquecer o evento.
Bett Blog - Este ano repetem-se modalidades de interação que estrearam na Bett Brasil do ano passado, como o Roda de Conversa, certo? Além disso, em 2024, o estudante será um dos protagonistas das conversas, com participação ativa em vários painéis. O que pode nos adiantar?
Adriana - Para 2024, retomamos os formatos inovadores da Roda de Conversa e do Aquário, ambos bem recebidos na edição de 2023. Esses formatos promovem interatividade, além de propiciar conversas aprofundadas e instigantes. Na Roda de Conversa, em particular, temos a moderação feita por jornalistas especializados em educação, que conduzem as discussões de forma dinâmica e provocativa.
A grande novidade deste ano é a incorporação de estudantes como protagonistas nas discussões. Eles estarão presentes no palco, participando ativamente em algumas sessões de painéis. Incluir os estudantes dessa maneira enfatiza a importância de ouvir todos os participantes do ecossistema educacional, destacando a relevância de dar voz ativa a esses agentes prioritários da educação na Bett Brasil.
Bett Blog - Durante todo o ano, você e a organização da Bett Brasil promovem encontros que reúnem diferentes agentes educacionais Brasil afora. Como você percebe a educação brasileira hoje e quais diretrizes o evento vai propor como linhas norteadoras das discussões?
Adriana - Os encontros e eventos promovidos pela Bett têm como objetivo primordial conectar pessoas engajadas no setor educacional. Essas conexões geram aprendizados, parcerias, oportunidades de negócios, contatos valiosos e uma diversidade de ideias inovadoras. Este é o coração da missão da Bett. Esses eventos nos permitem vislumbrar a realidade atual da educação brasileira, marcada por um forte desejo de mudança e pela crença de que projetos e práticas inovadoras de milhares de educadores estão fazendo a diferença na vida dos estudantes.
Atualmente, percebo a educação brasileira repleta de questões ainda sem respostas, mas, por meio dos eventos que promovemos, vejo muitas pessoas empenhadas em encontrar essas respostas. O mais encorajador é observar que essa busca por soluções está se tornando cada vez mais colaborativa, alinhada com as transformações sociais e focada na inclusão, na diversidade e na equidade.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação
- Inovação