Aliado tecnológico contribui e valoriza o papel do professor
A incorporação de novas tecnologias na educação pode contribuir no aprimoramento do ensino. É o que propõe a EduxGen.AI, plataforma desenvolvida com o propósito de apoiar o trabalho do professor, respeitando e valorizando o papel de quem ensina. Por meio de Inteligência Artificial, a ferramenta da Edtech Realms IP.TV será apresentada a gestores, mantenedores e líderes educacionais das redes privada e pública do Nordeste, região que se destacou no resultado global do Ideb, divulgado pelo Governo Federal no começo deste mês.
Sob o comando do professor, a plataforma realiza a geração, em poucos minutos, de conteúdos didáticos, como planos de aula, apresentação de slides, vídeos e apostilas. O novo recurso permite, ainda, a criação de diferentes tipos de questões, como discursiva, múltipla escolha e ordenação de frases e palavras. A EduxGen.AI está integrada à inteligência curricular da Edtech Motrix, permitindo gerar conteúdos alinhados à BNCC, SAEB ou ENEM.
— A gente apresentou a versão beta do EduxGen.AI na Bett Brasil em São Paulo, em maio deste ano, e agora vamos ter a oportunidade de mostrar a ferramenta atualizada e aperfeiçoada na Região Nordeste, o que nos deixa muito honrados. E nós, técnicos e desenvolvedores, temos o desafio de tornar a tecnologia integrada à realidade da sala de aula e à rotina de trabalho do professor. — observa Eduardo Giraldez, presidente do Grupo IP.TV e palestrante da Bett Nordeste.
Um auxílio extraordinário da plataforma é a possibilidade de criar um avatar (animado ou humanizado) que atua como assistente virtual treinado pelo professor para esclarecer dúvidas dos alunos utilizando linguagem natural.
— É bom deixar claro que a Inteligência Artificial não acabará com os empregos, mas quem não usá-la como uma ferramenta de produtividade pode ficar para trás. Além disso, todas as ações da Inteligência Artificial na EduxGen.AI dependem da validação dos educadores – afirma Giraldez.
Pesquisa
Uma pesquisa conduzida em 2023 pela Fundação Carlos Chagas, Itaú Cultural e Associação D³E, com base nos dados do Censo Escolar e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), destaca que "a alta carga de trabalho reduz o tempo disponível para os professores prepararem aulas que sejam mais atrativas para os alunos". É nesse cenário que a Realms IP.TV busca inovação e suporte para auxiliar os professores.
Projetos premiados
A Edtech Realms IP.TV está há mais de 20 anos no mercado. Reconhecida nacional e internacionalmente, a Plataforma IP.TV participou de projetos premiados como o Gobernarte (Eduardo Campos), RioInfo Convergência Digital, Assespro (três vezes), E-Learning Brasil, Seduc-Amazon, Wise e BID. Em 2023, o sistema registrou mais de 400 mil usuários simultâneos e mais de 15 mil sessões de videoconferências simultâneas.
Por meio da Plataforma IP.TV, são mais de 10 mil salas de aula atendidas. Ao todo, mais de 9 milhões de alunos e mais de 350 mil professores já utilizaram o sistema da IP.TV. O recurso tecnológico está presente, também, em dezenas de estúdios ao vivo. No âmbito internacional, já estabeleceu parcerias na África do Sul e nos Estados Unidos.
Compartilhe nas redes sociais:
*Conteúdo sob responsabilidade exclusiva do anunciante.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Bett Brasil.
Categories
- Conteúdo patrocinado
- Inovação