Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

1-2 Out 2025

Bett Blog

15 ago 2025

Auditório de Educação Pública estreia na Jornada Bett Nordeste com debates estratégicos para redes estaduais e municipais

Redação Bett Blog
Auditório de Educação Pública estreia na Jornada Bett Nordeste com debates estratégicos para redes estaduais e municipais
Educação Pública será destaque na Jornada Bett. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Espaço terá acesso gratuito para o público do evento; confira a programação

O futuro da educação pública brasileira vai passar pelo Recife com a Jornada Bett Nordeste, nos dias 27 e 28 de agosto, no pavilhão do Recife Expo Center. O evento traz pela primeira vez o Auditório de Educação Pública, um espaço com acesso gratuito ao público, criado para provocar reflexões e apontar caminhos para as redes estaduais e municipais em todo o país.

Com uma programação intensa, os painéis do auditório abordaram desde o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas escolas até soluções para modernização da infraestrutura, expansão do tempo integral, inclusão e equidade. O espaço também trará exemplos inspiradores de boas práticas já implementadas em Recife e no Piauí.

Entre os palestrantes confirmados, estão nomes como: Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company; Luciano Meira, professor da UFPE e da Cesar School; Alexandre Schneider, pesquisador da FGV; e gestores públicos como Zezinho Sobral, vice-governador de Sergipe; Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação do Piauí; Cecília Cruz, secretária Municipal de Educação de Recife; Renata Serpa Vieira, gerente geral de Intercâmbio Educacional da Secretaria de Educação de Recife; Ana Cristina de Castro, secretária Municipal de Educação de Timon (MA); Andrea Soares, gerente de Estruturação de Projetos de Infraestrutura Social do BNDES; e Marcelo Dantas, gerente geral de Estratégias Educacionais da Secretaria de Educação do Recife.

Um dos destaques será a palestra “Será que a educação pública já perdeu a onda da Inteligência Artificial?”, em que os irmãos Luciano e Silvio Meira apresentarão uma análise sobre o potencial disruptivo da IA no ensino, junto com o pesquisador Alexandre Schneider.

Com base em artigo recente de autoria dos dois, Silvio e Luciano defendem que a IA generativa representa um “Cisne Vermelho” (conceito de Silvio Meira que indica uma falha de paradigma) para o ecossistema educacional.

Segundo eles, o modelo atual, de inspiração industrial, está obsoleto e precisa ser reinventado. Entre as ações urgentes, listam quatro eixos estratégicos e acionáveis para transformar a IA de ameaça em oportunidade nas redes públicas de ensino no Brasil: requalificação e empoderamento docente; reforma curricular e avaliativa; criação de infraestrutura pública e soberana de IA; e governança ética com fomento à pesquisa.

Outro painel relevante será “A nova escola pública: como as PPPs podem viabilizar a necessária modernização da rede”, que discutirá como as Parcerias Público-Privadas podem ajudar estados e municípios a reformar e manter escolas, além de ampliar a oferta de vagas, especialmente na educação infantil.

A sessão contará com o diretor presidente da Astra Infraestrutura e Concessões Educacionais, José Aliperti, o secretário Municipal de Ações Estratégicas e Parcerias da Prefeitura de Maceió (AL), David Gomes e a gerente de Estruturação de Projetos de Infraestrutura Social do BNDES, Andrea Soares.

A conectividade também estará em pauta no painel “Tecnologia para Todos: Infraestrutura e Equidade nas Escolas”, que propõe ir além do acesso à internet para construção de ferramentas digitais que cheguem a cada estudante e fortaleça a aprendizagem, articulando visão pedagógica, conectividade e políticas públicas. O debate terá participação do cofundador e CBO da School Guardian, Leo Gmeiner, e do diretor de Tecnologia e Inovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Delson Silva.

Já o tema da inclusão será abordado na palestra “Inclusão: o compromisso da Educação em Direitos Humanos”, que discutirá desafios e estratégias para promover uma participação plena dos alunos. As convidadas são a professora e especialista em Educação e Direitos Humanos, Josevanda Franco, e a professora e chefe do Serviço de Projetos Escolares para os Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) de Sergipe, Adriane Damascena.

Com entrada gratuita para o Auditório de Educação Pública, a Jornada Bett Nordeste promete ser um ponto de encontro para troca de experiências, construção de parcerias e apresentação de soluções inovadoras voltadas à educação pública.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, clique aqui.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
Voltar ao Bett Blog
Loading