Benefícios da personalização do ensino para as escolas

Benefícios da personalização do ensino para as escolas
A personalização do ensino tem revolucionado a educação gerando diversos benefícios para a escola e para o estudante

Com a inclusão de novas tecnologias, a personalização do ensino demanda a aplicação de metodologias de aprendizagem que colocam o aluno no centro da educação.

Com um ensino personalizado, o aluno é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, dando o ritmo e o direcionamento dos estudos. Ele constrói o conhecimento de forma ativa com  atividades baseadas na resolução de problemas.

Assim, o ensino adaptativo traz vários benefícios para os estudantes como:

Melhor desempenho em sala de aula

Com o ensino personalizado, o aluno se sai melhor em sala de aula porque o aprender se torna mais prazeroso. Como ele aprende no ritmo dele e da forma que mais gosta, o desempenho escolar, como um todo, melhora.

Reduz o desnível educacional

Justamente por ser adaptativo, essa forma de ensino permite notar as lacunas e trabalhar em cima delas. Dessa forma, o aluno tem seus pontos mais fracos fortalecidos, reduzindo o desnível educacional.

Promove maior inclusão dos estudantes

Justamente por reduzir o desnível, a sala de aula se torna mais harmônica, facilitando as relações e reduzindo o bullying.

Além disso, o estudante tem uma melhora na autoestima que o ajuda a se relacionar melhor com os demais, reduzindo a evasão escolar.

Melhora da relação aluno x professor

Com o ensino personalizado, o professor deixa de assumir o papel de detentor do conhecimento, daquele que deve transmitir o conteúdo para alunos passivos, e passa a ter um papel de mediador e facilitador da aprendizagem.

Implementação

Para aproveitar esses benefícios ao máximo, o processo de implementação do ensino personalizado deve ser estruturado e bem realizado.

Nessa nova configuração, a tecnologia passa a assumir um papel importante no processo de ensino aprendizagem, pois fornece informações importantes sobre os alunos, facilitando o processo de personalização do ensino.

Para isso, é possível contar com tecnologias como a TutorMundi, em que cada aluno tem um tutor acessível na hora que ele precisar.

Por mensagens, imagens, vídeos ou áudios, da forma que for melhor para cada aluno, o tutor auxilia na construção do conhecimento.

Além disso, a escola recebe relatórios sobre o desempenho dos alunos, as maiores dificuldades e as facilidades de cada turma e estudante para fazer um plano adaptado em cima desses dados.

Portanto, a personalização do ensino traz diversos benefícios para a escola como um todo e conta com a ajuda das tecnologias educacionais para isso.

Loading