ChatGPT: amigo ou inimigo da educação?
A inteligência artificial (IA) já era um tema recorrente nas discussões sobre as tecnologias para a educação, mas este ano ganhou ainda mais destaque desde a popularização do ChatGPT. Um dos grandes medos é se a tecnologia impactará no papel dos professores e das próprias escolas.
Durante a Bett UK, muitos palestrantes abordaram o tema e, apesar dos debates, houve um consenso de que, gostando ou não, é uma tecnologia que veio para ficar. As pesquisas de IA podem até ser pausadas momentaneamente, mas não em definitivo.
O desafio é, portanto, fazer um bom uso da IA. Algo que os humanos ainda precisam aprender, segundo Paul Leblanc, presidente da Southern New Hampshire University, nos Estados Unidos. Ele citou em seu painel que 35% dos estudantes de Stanford já usam o ChatGPT para fazer suas tarefas. “Estamos um pouco perdidos, mas defendo que todos devem usar: nosso pessoal de marketing, nossos professores para o design educacional, nossos alunos. O que eu tenho feito é perguntar aos alunos: como vocês usam?”, disse Leblanc.
Para os estudantes do ensino básico, um dos caminhos deve ser ensinar a eles como a Inteligência Artificial funciona. Entre os expositores, há opções como a da startup polonesa Photon, que tem uma solução na qual as crianças precisam treinar a “inteligência” de um robô para que ele passe a fazer certas tarefas.
Para além da IA, os expositores da Bett UK oferecem diversas opções para o uso positivo das tecnologias. O Google está apresentando na Bett UK os “Practice sets” (conjuntos de práticas), ferramenta online que ajuda os professores a montarem listas de exercícios e provas, sugerindo questões, respostas e possibilitando a edição de forma intuitiva. A ideia é que o professor ganhe tempo. A nova ferramenta deve ser disponibilizada em breve para todos que já usam produtos do Google for Education.
Outro gigante da tecnologia, a Microsoft mostrou o Reading Coach, sua ferramenta para melhorar a leitura e a oratória, que pode dar feedbacks em tempo real para cada aprendiz. Mais uma vez, ao facilitar certos processos em sala de aula, libera o tempo do professor para que ele possa se dedicar a seus alunos de forma mais personalizada.
A Bett UK 2023 acontecerá até esta sexta-feira (31) e reúne educadores e empresas de tecnologia global, marcas educativas renomadas e startups fornecedoras de soluções para todos os cenários, desafios e setores educacionais.
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação
- Inovação