Como contornar as dificuldades para a formação de cidadãos bilíngues?
Em 2017, o ensino da língua inglesa se tornou obrigatório em todas as escolas, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a medida visa contornar a forma retrógrada como o idioma vinha sendo tratado no país, promovendo o multiletramento. Além disso, ela busca estimular, de fato, a fluência, o que o British Council demonstrou estar longe da realidade – um estudo divulgado pela instituição mostrou que apenas 1% dos brasileiros são fluentes no idioma.
O objetivo é que o inglês perca a qualificação de “estrangeiro” e seja trabalhado como língua franca. Ainda assim, a formação bilíngue esbarra em problemas latentes como a escassez de professores com formação adequada, a necessidade de introduzir o idioma ainda mais cedo do que o indicado pela Base e a própria implementação de um currículo interessante nas escolas. Para a Red Balloon, que há mais de 50 anos defende essa “virada de chave” para um ensino de excelência, enfrentar essas dificuldades significa assumir o papel significativo do idioma de ser também uma porta de acesso aos conhecimentos que existem no mundo. Muito da produção científica e do conteúdo global em si está disponível primeiramente (e às vezes, unicamente) em inglês.
Faz parte da essência educadora defender essa visão globalizada da língua. Mas, a prática, em termos de gestão, ainda é um desafio durante a rotina escolar intensa, que exige uma atuação “multitarefa” dos professores ao mantenedor. A qualidade da aula é a última etapa; ela é o resultado de um processo longo que envolve contratação de profissionais, adequação da grade e do currículo, escolha do material didático, formação continuada, acompanhamento dos educandos, desenvolvimento de projetos pedagógicos e muito mais.
Essas necessidades são reconhecidas e atendidas pela Red Balloon English Solutions, eixo da marca Red Balloon voltado para a educação básica. Criado para oferecer respostas à pergunta “como posso mudar o ensino de inglês na minha escola e formar sujeitos bilíngues?”, o English Solutions une a metodologia lúdica, com desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com uma consultoria multidisciplinar que identifica as necessidades de cada instituição e auxilia a colocar em prática um ensino que vai muito além do verbo to be.
Ao superar os obstáculos administrativos, a viagem rumo às aulas mais interessantes, divertidas e contextualizadas com a realidade do aluno se torna mais calma. No fim da jornada da Educação Básica, o resultado contará com cidadãos naturalmente engajados, que poderão dizer que aprender inglês foi quite a journey.