Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

2-3 Out 2024

Bett Blog

19 jun 2023

Como resolver problemas na Gestão Escolar com abordagem das startups

Leo Gmeiner
Como resolver problemas na Gestão Escolar com abordagem das startups
Iniciamos uma série sobre ferramentas para que instituições de ensino explorem a estratégia de resolução de problemas das startups

Olá, gestores escolares! 

Hoje, começaremos a explorar uma estratégia de resolução de problemas que emprestamos do universo das startups: a validação de problemas. Em resumo, consiste em entender quão relevante um determinado problema é e como as pessoas se relacionam com ele. E uma das ferramentas mais populares para isso é o Canvas de Proposta de Valor.

Esse modelo nos permite deixar claras as dores, os medos e os desejos de benefícios das pessoas em relação ao problema que desejamos resolver. E você deve concordar que essas informações são o segredo para o sucesso de qualquer resolução, certo?

Vamos ao passo-a-passo:

1. Identificação do Problema

O primeiro passo na validação do problema é, claro, identificá-lo. Em uma escola, isso pode ser um alto índice de evasão escolar, baixa participação dos pais nas atividades escolares, ou dificuldade de integrar tecnologia na sala de aula, como alguns exemplos, mas mantenha a mente aberta. 

Recomendo o uso de pesquisas anônimas, entrevistas e grupos focais para coletar informações, e você pode usar ferramentas como o Google Forms ou SurveyMonkey para coletar dados.

2. Definição do Problema

Depois de identificar o problema, você precisa definir claramente o problema. O método "5 Whys" (5 Porquês) pode ser usado para entender a raiz do problema. Esta técnica, desenvolvida pelo fundador da Toyota, envolve perguntar "por quê?" cinco vezes para chegar à essência do problema. Aqui está um guia para o uso do 5 Whys.

3. Canvas de Proposta de Valor

Agora que temos um problema bem definido, vamos utilizar o Canvas de Proposta de Valor para validá-lo. Esta é uma ferramenta poderosa que permite visualizar e ajustar a maneira como um produto ou serviço atende às necessidades de um cliente. Baixe o template do Value Proposition Canvas, aqui, diretamente no site da criadora da ferramenta, a Strategyzer.

3.1. Perfil de Clientes

Em nosso contexto, clientes são nossos estudantes, pais, professores ou qualquer outra pessoa diretamente afetada pelo problema. 

Então, na parte direita do canvas, descreva quem são, o que precisam fazer para resolver o problema em questão, incluindo os aspectos emocionais, no campo Tarefas do Cliente. No campo dores, traga os medos e dores que afligem os clientes na resolução deste problema. E, em Ganhos, traga os desejos desses clientes que, muitas vezes, extrapolam a relação com o problema.

Por exemplo, num caso em que o problema é deslocar-se se gastar muito e em segurança do ponto A ao ponto B, uma companhia aérea oferece passagens com preços acessíveis e reforça a comunicação sobre todos os protocolos de segurança. Quando olha pro campo Ganhos, no entanto, a companhia aérea se desloca um pouco da sua oferta, para oferecer descontos em hotéis ou locação de veículos, para atender desejos adicionais de seus clientes.

Idealmente, prefira fazer um Canvas de Proposta de Valor para cada segmento de cliente, assim terá uma visão mais limpa e clara do que sente e precisa cada perfil de cliente. E busque, o partir dessas visões, achar a intersecção que permitirá resolver o problema nas diferentes óticas de cada perfil de cliente.

Proposta de valor

3.2. Proposta de Valor

No lado esquerdo, em cada um dos campos, descreva como poderá aliviar as dores que percebeu nas entrevistas ou pesquisas com os clientes, como poderá gerar os ganhos que eles desejam e, por fim, como essas possibilidades se consolidam em soluções.

Mantenha a mente aberta, busque ser criativa(o) e procure pensar de forma abrangente, pois, não necessariamente, será preciso buscar soluções pagas ou caras. A criatividade é sempre uma grande aliada.

Mas essa é só a primeira etapa, pois o mundo das startups tem muito a oferecer à Educação. Hoje, vimos técnicas para identificação e validação de problemas e, nos próximos artigos, veremos como podemos criar soluções mais eficazes para nossos desafios mais urgentes. 

Lembre-se, a mudança começa com um único passo. Comece agora!

Sobre o autor:


*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Bett Brasil.


Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais:


 

Categories

  • Gestão Educacional
  • Inovação
Voltar ao Bett Blog
Loading