Conexão Bett: entenda como funciona a construção de vínculos entre professores e alunos
O novo episódio do Conexão Bett dialoga sobre a construção de vínculos entre professores e alunos em sala de aula com o professor Júlio Furtado, pedagogo, escritor, mestre e doutor em Educação. O programa é uma iniciativa da Bett Brasil, organizadora do maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina.
Júlio Furtado elenca que a premissa das relações entre professores e alunos na construção de vínculos afetivos deve atender processos que são resultados das relações interpessoais, a partir da conquista efetiva bem-sucedida em sala de aula, presencial ou online, como ponto de partida de uma construção conjunta, a várias mãos.
“É preciso um ambiente de confiança, empatia e respeito mútuo que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Na verdade, professor e aluno precisam ter predisposição para conquistar essa relação de afetividade. Parte do professor criar um ambiente em que o aluno se sinta seguro, onde todos se respeitem, que haja empatia e limites para transformar essa relação tanto afetiva quanto produtiva”.
Assista ao episódio completo:
O especialista destaca ainda a importância de o professor criar vínculos com seus alunos de forma coletiva (grupos ou turma) e individual, compreendendo e observando o perfil do aluno ou do grupo em sala de aula. “Não existe uma fórmula para construir e conquistar vínculos. Seja individualmente ou com o grupo todo, o professor precisa ter ‘feeling’, sensibilidade. É uma relação pessoa a pessoa, que altera e muda para cada indivíduo, para cada classe e mesmo para cada ambiente escolar”, destaca Furtado.
Relações afetivas online
Durante a pandemia, escolas, instituições de ensino e professores enfrentaram dificuldades em diversas dimensões, sobretudo na criação de vínculos afetivos. “A tecnologia foi um mecanismo de aproximação em tempo de distanciamento, mas também deixou lacunas nas relações online. Tivemos que reaprender nossas relações e interações fora do território físico da escola”, diz Furtado ao explicar o fenômeno que permitiu aos alunos manterem suas câmeras fechadas.
O professor aponta que a construção de vínculos fortes e saudáveis entre alunos e professores não ocorre da noite para o dia, mas sim em um processo contínuo que requer empenho, paciência e dedicação.
Furtado acrescenta ainda que vínculos afetivos entre professores e alunos são fundamentais e podem ter impactos significativos no sucesso educacional e no bem-estar. Embora não exista uma fórmula pronta para isso, elenca alguns aspectos importantes para construir essa relação.
“Claro que o professor precisa se dedicar às suas competências didáticas e pedagógicas, mas também nas suas competências relacionais, para encontrar bases que possibilitem conhecer seus alunos, ter uma comunicação aberta, estabelecer regras claras, reconhecer os esforços e as conquistas dos alunos, estar presente física e emocionalmente, promover a autonomia dos alunos e momentos de reflexão que propiciem um ambiente para o pensamento crítico”.
Além do Youtube, o Conexão Bett também está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts, entre outras.
O programa de entrevistas é mais um espaço de diálogo da Bett Brasil com diversos especialistas, que trazem um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes e atuais do setor educacional. Ative as notificações na sua plataforma favorita para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Estratégias de Aprendizagem