Bett UK

22-24 January 2025

Bett Brasil

23-26 April 2024

Bett Asia

2-3 October 2024

Bett Blog

06 out 2022

Confira um resumo do primeiro dia da 3ª Jornada Bett, que aconteceu em Recife, em formato híbrido

Educador 21
Confira um resumo do primeiro dia da 3ª Jornada Bett, que aconteceu em Recife, em formato híbrido
Confira os acontecimentos do primeiro dia da Terceira Edição da Jornada Bett


 

"No peito de um gestor também bate um coração." Parafreaseando o compositor João Gilberto, o psicólogo e consultor de saúde mental Alexandre Coimbra Amaral deu tom à palestra inspiradora que encerrou o primeiro dia da 3ª Jornada Bett. O evento aconteceu até esta quinta, dia 5 de outubro, em formato híbrido, com transmissão online na Plataforma Bettonline, diretamente do Centro de Eventos, em Recife.

A fala de pouco mais de uma hora de Alexandre Coimbra Amaral trouxe ainda mais sentido a todos os painéis realizados ao longo do primeiro dia do evento. Intitulada "As emoções do gestor e a construção de uma liderança inovadora", a palestra abordou a importância do papel do gestor diante de sua equipe, ressaltando sua figura humana.

"Vocês estão cercados de pessoas por todos os lados. Mas essa responsabilidade de motivar equipe é desumana, porque se não estamos disponíveis para nos motivar todos os dias, o que dirá motivar uma equipe", disse o psicólogo ao frisar que o papel do gestor deve ser o de se tornar receptor de amor -- e, por amor, entenda-se solidariedade e reconhecimento de emoções.

Organizado pela Bett Brasil, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o tema central desta 3ª Jornada Bett Recife é “Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?”. A proposta é debater questões macros sobre Gestão Educacional, Inclusão e Diversidade e Transformação Digital nas instituições de ensino básico do setor privado. O Educador21, parceiro de conteúdo do evento, traz um resumo diário para você.

Painelistas destacam as habilidades do gestor educacional

O primeiro painel do dia, “Inovar na gestão - Que gestão deve ser desenvolvida para uma escola inovadora?”, abordou o papel do gestor no processo de mudança e inovação das instituições de ensino.

Paula Leão diretora da Escola Vila Aprendiz, destacou a importância da escuta, tanto da equipe e dos alunos quanto da comunidade. "O gestor deve olhar para fora da escola para se inspirar e tornar o ambiente escolar um espaço de troca de ideias, de pensamento e aprendizagem novos diários", disse a diretora.

Já Venâncio Freitas, CEO da Kedu, destacou o olhar de fora para dentro; uma observação do ambiente escolar e suas peculiaridades que impacta na gestão de pessoas e nos resultados, que vem sendo feita no setor corporativo e que pode e deve ser aproveitado pelo setor educacional. "Conhecimento bom é o conhecimento compartilhado, para entregar sempre uma escola melhor, não só para o corpo docente, mas para alunos e comunidade", frisou o empresário.

Também houve destaque na questão do protagonismo do aluno. O consultor da Educare 21, Antonio Neto, acredita que isso é inovação e que a educação para o século 21 deve colocar o estudante no centro do processo educacional.

"É preciso entender que estamos formando crianças e jovens para um mundo diferente do que era antes, para o futuro. A escola deve organizar as informações que estão fora e orientar os estudantes para o processo de aprendizagem e formação dos alunos. Ouvir e orientar e fazer conexões entre as dificuldades dos estudantes e organizá-las para a aprendizagem", disse Neto, ex-Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Gestão humanizada ganha destaque nos painéis da tarde

"Por que o gestor escolar deve estimular desenvolvimento de competências e habilidades do século 21 em uma escola inovadora?" foi o tema do painel 2, que ressaltou a importância da gestão humanizada e da escuta ativa. Letícia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora da Camino School, também destacou a colaboração entre os gestores educacionais.

"Visitem os seus vizinhos [outras escolas da região] porque a colaboração entre pares é a maior rede de recursos que um gestor pode ter para ajudá-lo nos desafios que são impostos no dia a dia", sugeriu a especialista.

Jaime Ribeiro, CEO e cofundador da Educa Por Rossandro Klinjey, ainda destacou que o gestor passou a exercer um papel de liderança e a influência social que é responsável também por equilibrar a saúde mental de todo o ecossistema escolar, que inclui o acolhimento das famílias.

O terceiro painel do dia trouxe para a mesa a implementação de projetos  inovadores. Com o tema "Escola como organização aprendente – como motivar o corpo docente promovendo o desenvolvimento e aprendizagem de toda a equipe?", as painelistas Carla Alexandres, coordenadora de Projetos Educacionais do CESAR School, Carol Stancati, diretora da Red Balloon English Solutions e Sara Huges, mantenedora e diretora-geral da FourC Bilingual Academy, ressaltaram a importância da gestão e planejamento participativo e da inclusão dos familiares.

Voltar ao Bett Blog
Loading