Delegação Bett UK: Google mostra novos potenciais de suas ferramentas
A plataforma Google Classroom já é uma antiga conhecida de todos que trabalham diretamente com a educação. Mas ela tem sido aperfeiçoada constantemente e, para mostrar algumas funcionalidades relevantes, o Google organizou um evento especial para a delegação brasileira em Londres, na segunda-feira (22). Entre os tópicos abordados, foram apresentadas novas ferramentas e a aplicação da inteligência artificial no setor educacional.
Valdeci Araújo Junior, representante da Qstione, foi um dos brasileiros que participou do encontro. Ele conta ter gostado especialmente do projeto-piloto que está sendo feito com o governo do Paraná para melhorar a leitura dos estudantes por meio da inteligência artificial. “Hoje, a alfabetização é o principal problema da maioria das redes. O projeto, chamado Aira, faz testes de fluência leitora corrigidos pela IA. Dessa forma, dá para fazer em massa”, explica.
Além de avaliar, a inovação pode colaborar com a melhoria de cada um, ao dar um feedback instantâneo sobre quais palavras estão mais difíceis, em que trechos o ritmo da leitura apresentou problemas. “O aluno tem essa autoavaliação e pode ir evoluindo, passando de nível”, afirma Junior.
Durante o evento, também foram apresentadas outras funcionalidades novas, como a conexão direta entre Classroom e o Youtube, permitindo fazer anotações em certas partes dos vídeos, e atalhos para salas de conferências.
A reunião no Google foi uma das atividades da programação da delegação brasileira, que inclui também visitas técnicas às principais instituições de ensino do Reino Unido, além da participação na Bett Show, maior evento de Educação e Tecnologia do mundo.
A iniciativa conta com o apoio da Edlatam Alliance e Systemic Bilingual e a parceria do Consulado Geral Britânico, Google For Education e Samsung.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação
- Inovação