Bett UK

20-22 Jan 2027

Bett Brasil

05-08 Mai 2026

Bett Asia

23-24 Setembro 2026

Bett Blog

27 jan. 2026

Delegação Bett UK leva mais de 300 brasileiros a Londres e traz aprendizados para fortalecer a educação no Brasil

Redação Bett Blog
Delegação Bett UK leva mais de 300 brasileiros a Londres e traz aprendizados para fortalecer a educação no Brasil
Foto: Bett Brasil
Experiência na Bett UK e visitas a escolas e universidades do Reino Unido reforçam a centralidade do fator humano e orientam o uso estratégico da tecnologia; confira o resumo da imersão educacional

Com o objetivo de aproximar a educação brasileira das principais discussões globais sobre inovação, tecnologia e práticas pedagógicas, mais de 300 educadores, líderes, gestores e empreendedores participaram da Delegação Bett UK, em Londres, entre os dias 19 e 23 de janeiro. A iniciativa promoveu uma imersão estratégica em experiências internacionais e boas práticas educacionais com potencial de aplicação direta no contexto da educação brasileira.

Ao longo da semana, os participantes cumpriram uma agenda intensa na capital inglesa, com visitas técnicas a escolas e universidades de referência no Reino Unido, como King’s College London, London School of Economics and Political Science (LSE), University College London, Worthgate School, Cubitt Town Primary School e St Joseph's Catholic Primary School, encontros com empresas globais do setor educacional, como Google, Samsung, Canva e AWS, além da participação na Bett UK, o maior evento de Educação e Tecnologia do mundo.

Em todo o tipo de atividade, uma das lições mais claras a partir das experiências no Reino Unido foi que a intencionalidade pedagógica precisa ser mais importante do que a preocupação com qualquer ferramenta tecnológica, incluindo as aplicações de inteligência artificial.

Nas visitas a escolas de educação básica, as relações respeitosas entre estudantes e professores foi um dos pontos que mais chamou a atenção dos brasileiros. Em cada sala, os professores tinham à disposição telas interativas e grande parte deles utiliza sistemas de IA para facilitar na preparação de aulas e correção de tarefas.

Mas nada é mais importante do que as habilidades humanas de respeito com as diferenças, compromisso com o próprio aprendizado e cuidado com o espaço escolar. Para desenvolver essas habilidades, o exemplo dos educadores e o olho no olho é que são elementos indispensáveis.

Lansburry Visita à escola

Integrantes da Delegação Bett UK conheceram boas práticas de ensino durante visitas técnicas. Foto: Bett Brasil. 

Nas instituições de ensino superior, foi possível discutir estratégias, didáticas e aplicações tecnológicas que permitam aos professores chegar a cada estudante, assim como conhecer algumas pesquisas com inteligência artificial aplicada à educação, como a que tem feito Jon Cardoso-Silva, pesquisador brasileiro na London School of Economics (LSE).

Ao analisar como os estudantes têm aproveitado os sistemas de IA, ele percebeu que é importante orientar sobre como usar as ferramentas. “Alunos que delegam o pensamento inteiramente à IA tendem a perder o controle sobre o que estão fazendo e cometem erros básicos, enquanto alunos que desafiam a ferramenta usam-na de forma mais eficaz”, afirmou.

Além de reflexões, troca de experiências e conexões, a semana trouxe ainda resultados práticos. Numa das visitas a empresas educacionais, por exemplo, Alexandre Ponzetto, gerente de projetos do grupo Objetivo, obteve uma certificação e fez a implantação da ferramenta Canva para toda a rede em que trabalha. “Está em fase de testes ainda, mas vamos analisar se é uma solução viável para a nossa realidade. Foi muito proveitoso”, disse ele.

Welcome Delegação Bett UK

Bett UK reuniu mais milhares de educadores do mundo inteiro. Foto: Bett Brasil.

E, claro, andar pela Bett UK, a maior feira de tecnologia educacional em número de expositores do mundo, com mais de 700 expositores na edição de 2026, foi uma experiência enriquecedora. “Vimos muitas soluções de avaliação educacional, aumentamos nosso repertório - e repertório, quanto mais, melhor. Fiquei feliz em ver que a tecnologia que a gente desenvolve está em pé de igualdade ao que se faz pelo mundo, que pudemos ter diálogos”, afirmou Wagner Resende, do Cead, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Participação ativa

Atividades extra e a participação na feira se complementaram. “As visitas técnicas foram muito importantes, porque a gente teve contato direto com as práticas e o trabalho docente daqui, para depois a gente poder chegar no pavilhão e ver as soluções e as novidades que podem ajudar nas práticas”, afirmou Lecy Soares, do Colégio Santo Agostinho, do Rio de Janeiro, integrante da delegação brasileira. Ela ficou satisfeita de ver as pessoas que fazem a educação do País nas atividades no Reino Unido. “Achei interessante ver a quantidade de brasileiros que estão aqui, explorando, aprendendo”, disse.

De fato, a participação foi bastante qualificada, avalia Gabriel Kineippe, key account manager da Bett Brasil. “Ao longo da programação, foi possível perceber o alto nível de interesse dos participantes, tanto nas visitas técnicas a escolas e universidades quanto nos encontros com grandes players globais de tecnologia e educação. O público esteve presente, fez perguntas, compartilhou experiências reais das redes brasileiras e participou ativamente das discussões, sempre com um olhar prático sobre como transformar os aprendizados em ações concretas no Brasil”, afirmou ele.

Networking na Delegação

Integrantes da delegação durante participação na Bett UK. Foto: Bett Brasil.

Kineippe destaca que os gestores públicos que fizeram parte da delegação também tiveram um envolvimento intenso, com momentos profundos de diálogo sobre inclusão, inovação, uso estratégico da tecnologia e parcerias. “As atividades exclusivas, como os encontros fechados, workshops e mesas de discussão, permitiram um ambiente de confiança e troca qualificada entre lideranças que vivem desafios semelhantes em seus territórios”, disse.

Ainda há muito trabalho pela frente até que o Brasil possa oferecer uma educação de qualidade para todos, mas a sensação ao final da semana é de missão cumprida. “Encerramos a semana com a certeza de que a delegação não apenas participou da Bett UK, mas realmente viveu a experiência, construiu conexões relevantes e levou para casa reflexões profundas que certamente irão impactar decisões, políticas e práticas educacionais”, acredita Kineippe.

Para que o esforço tenha continuidade, vem aí a Bett Brasil, o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina, de 5 a 8 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
  • Inovação
Voltar ao Bett Blog
Loading