24 out 2022

Educa e Árvore lançam jornada de educação emocional 100% digital

Redação Bett Blog
Educa e Árvore lançam jornada de educação emocional 100% digital
Com foco na gestão escolar e emocional dos alunos, objetivo é levar saúde mental e emocional para mais de dois milhões de estudantes em dois anos

Pode-se dizer que a história da Educa começa no Nordeste. Seus dois fundadores, Rossandro Klinjey e Jaime Ribeiro, são nordestinos que cresceram e foram educados na região. A dimensão continental da região nordeste, a diversidade de sua gente, sua história na educação do país e os vários cases educacionais de sucesso, no ensino público e particular, torna imprescindível a participação da Educa na 3ª edição da Jornada Bett, em Recife, sobretudo por ser um mercado extremamente importante e com um potencial de crescimento inequívoco.

Alinhada às propostas da 3ª edição da Jornada Bett, que reunirá empresas, gestores, mantenedores e líderes educacionais de Ensino Básico do setor privado da região Nordeste, as empresas parceiras do evento colaboram com a dinâmica do encontro, que é promover um amplo diálogo sobre o cenário atual da educação brasileira. Por isso mesmo, o próprio tema da Jornada se destaca neste contexto: “Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?”.

Para a Educa, o ponto de convergência da gestão escolar, e da inovação na aprendizagem, está também nas subjetividades, ao contemplar as conversas com as famílias, não apenas sobre os aspectos pedagógicos, mas sobre questões emocionais e desenvolvimento de competências socioemocionais para o ecossistema escolar, incluindo as famílias, os educadores e os alunos.

É desta forma que a Educa quer manter uma boa conversa com as famílias desde a matrícula, acolhendo suas dores e, para além dos bons resultados pedagógicos, também cuidar do desenvolvimento emocional dos estudantes. A premissa parte de que a maioria das famílias precisa de apoio para compreender a educação de seus filhos, bem como as fragilidades emocionais dessa geração.

Por isso, a Educa tem apoiado escolas, alunos, professores e famílias na promoção do desenvolvimento socioemocional e das habilidades humanas, proporcionando estabilidade emocional, autonomia, resiliência e solidariedade, conceitos que devem estar cada vez mais associados à sala de aula.

“Muito além de um simples programa socioemocional, a Educa é uma solução de saúde mental para as escolas, incluindo um programa socioemocional embarcado”, resume Rossandro Klinjey, professor, psicólogo, especialista em educação e no desenvolvimento humano e cofundador da Educa.

Para alcançar os resultados, líderes e gestores escolares precisam estar alinhados às principais competências e habilidades do século XXI, criando estímulos, em especial, entre os alunos do Ensino Básico. Isso exige que líderes e gestores saibam trabalhar em equipe, ter flexibilidade coletiva, empatia, pensamento crítico, como método para saber gerenciar a si mesmos e aos outros, o que envolve ter autoconsciência, consciência social e compreensão das pessoas para atingir um bom gerenciamento de relacionamento.

“Líderes eficazes trabalham com aqueles ao seu redor, criam o hábito de buscar feedback construtivo e refletir sobre como as coisas podem ser melhoradas. Eles reconhecem a importância da colaboração para estimular o gênio coletivo, mas também sabem como estabelecer limites”, explica Klinjey.

 

Educa e Árvore na 3ª Jornada Bett em Recife

Para reforçar o desenvolvimento de competências socioemocionais e saúde mental, integrados aos aspectos pedagógicos, a Educa se uniu à Árvore, uma das mais admiradas Edtechs do Brasil e que oferece formação leitora para seus alunos aliando tecnologia a um acervo com milhares de livros e conteúdos jornalísticos para todos os gostos e segmentos escolares. A união resultará em uma jornada de educação emocional 100% digital para levar saúde mental e emocional para mais de dois milhões de estudantes em dois anos.

Tags

  • Árvore
  • educa
  • educação
  • gestao educacional
  • inovação
  • Transformacao Educacional

Categories

  • Inovação
  • Gestão Educacional
Voltar ao Bett Blog
Loading

Veja também

Loading